Um jovem de apenas 15 anos de idade morreu nesta segunda-feira (5) enquanto estava em um navio para refugiados na Itália. Sua morte causou uma enorme repercussão pelo país. Afinal, a Itália pode negar asilo para essas pessoas?
De acordo com as informações oficiais, o nome desse jovem era Abu. Ele foi uma das milhares de pessoas que tentaram chegar na Itália através do Mar Mediterrâneo. O seu resgate específico aconteceu ainda no último dia 18 de setembro.
O resgate aconteceu através de uma ONG. Seja como for, a Itália não permitiu que o jovem nem as outras cerca de 200 pessoas entrassem no país. Por isso, eles ficaram fazendo o isolamento neste navio.
O Governo da Itália argumenta que não pode arriscar abrir as fronteiras para todos os imigrantes. Isso por causa da pandemia do novo coronavírus. É fato que a Itália foi um dos países que mais sofreram com a doença no Ocidente.
Mas também é fato que o jovem em questão testou negativo para a Covid-19 em diversas ocasiões mesmo depois de estar no navio. De acordo com testemunhas, ele estava muito doente, desidratado e desnutrido. Mesmo assim demorou para receber ajuda médica.
Morte de jovem
Ainda de acordo com as informações oficiais, esse jovem de 15 anos recebeu o direito de ir se tratar no continente apenas no dia 30 de setembro. Mas ele acabou entrando em coma e morrendo dois dias depois.
De acordo com a procuradora da cidade italiana de Palermo, Michele Calantopo, uma investigação já está acontecendo. Ela afirmou que está esperando o resultado da autópsia no corpo do jovem. Mas alguns elementos já preocupam.
O primeiro deles é que só existia um médico para tratar cerca de 200 pessoas que estavam neste navio. O segundo é que o jovem era menor de idade. E as leis nacionais da Itália e as internacionais de entidades não permitiriam que um menor de idade ficasse tanto tempo isolado em um navio.