Morreu aos 80 anos de idade o ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez. Ele foi o primeiro presidente de esquerda do país sul-americano depois do fim da ditadura militar no país em 1985. Ele estava lutando contra um câncer no pulmão.
O seu partido, o Frente Ampla, deu a informação da sua morte ainda neste sábado (5). Tabaré escolheu estar do lado da sua família nesses últimos dias. É que os próprios médicos não viam muito mais o que fazer na situação dele.
Nas últimas semanas, esses médicos constataram uma metástase que atingiu também o pâncreas do ex-presidente. Há cerca de um ano, ele perdeu a sua esposa por causa de um infarto. Nos últimos meses, ele estava em isolamento por causa da pandemia.
Tabaré governou o Uruguai em duas oportunidades, sendo a primeira a mais significativa. É que ele quebrou uma série de vários governos de direita no país. Sua eleição aconteceu em 2004. O Governo que durou de 2005 até 2010 teve uma alta aprovação popular.
Mas como no Uruguai não há reeleição, ele teve que dar espaço para um homem de nome Pepe Mujica. Como se sabe, Mujica ganhou ainda mais popularidade mundial. Seja como for, Tabaré voltou ao poder ainda para outro mandato entre os anos de 2015 e 2020. Ele saiu do poder há cerca de nove meses.
Tabaré Vázquez
Em 2014, ano da última eleição de Tabaré, ele acabou derrotando o direitista Luiz Lacalle Pou. Pou, aliás, é agora o presidente do país. Por meio do seu Twitter oficial, ele manifestou pesar logo depois da morte do seu antigo adversário político.
“Tivemos momentos de diálogo pessoal e político que valorizo e me lembrarei sempre. Serviu ao país e, com base no seu esforço, obteve vitórias importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto. Descanse em paz, Presidente Tabaré Vázquez”, disse Pou.