O senador Sergio Moro (União Brasil) não está gostando das declarações feitas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em sua recente viagem à China. Com isso, também não apoia a política econômica assumida até o momento.
Portanto, um dos comentários feitos pelo parlamentarista paranaense foi: “Um presidente da república que a cada viagem internacional tem nos embaraçado, tem nos envergonhado. (…) Um presidente que vai na China provocar os Estados Unidos. Temos que manter boas relações com a China mas não às custas dos nossos outros aliados”.
Com isso, ao ver o posicionamento de Lula com relação à China, o presidente deu a entender que o governo dos Estados Unidos pressiona o Brasil a boicotar a China. Contudo, foi acertado entre os países Brasil e China o uso de moedas locais em relação sino-brasileiras. Se isso ocorrer, o dólar não precisaria mais ser a moeda para transações.
Moro se posiciona com relação ao governo de Lula
Além disso, moro em uma de suas falas com relação à política econômica, disse: “O que nós vemos é um país que não cresce. Porque o governo não faz a lição de casa, não controla seus gastos.
Isso gera instabilidade, gera insegurança econômica. Isso obriga o Banco Central a deixar os juros em patamares elevados, o que acaba inibindo a atividade econômica. O que o governo tem que fazer é simples: cortar gastos, não tem pra que ter 37 ministérios, não tem porque fazer um ajuste fiscal, como este tal do arcabouço.”
Relação da China com Bolsonaro
Anteriormente, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o que podemos dizer é que a relação que o Bolsonaro tinha com a China não era das melhores. Com isso, o país foi alvo repetidas vezes de críticas, enquanto Bolsonaro esteve no cargo. Contudo, China é o maior parceiro comercial do Brasil, com importações na casa dos US$ 47 bilhões.
Sob o mesmo ponto de vista, em meio a pandemia do coronavírus, em menções do ex-presidente. Ele havia insinuado que tal enfermidade seria fruto de uma “guerra biológica” chinesa, afirmando ainda que a força militar estaria ciente disso. Após tais declarações, ele negou ter dito que o coronavírus teve origem no país asiático.
Além disso, continuando com suas declarações com relação à China, Eduardo Bolsonaro, em sua rede social também postou algo com respeito à tecnologia de telecomunicação dizendo: “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, posteriormente com a repercussão de sua postagem ele apagou o post.
Homenagem recebida em Minas
O senador Sérgio Moro (União Brasil) foi homenageado pelo governador Romeu Zema (Novo) em evento com a Medalha da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, Moro aproveitou o momento para tecer algumas palavras sobre o governo do presidente Lula e sobre liberdade
“A gente tem o exemplo de Tiradentes, que lutou pela liberdade para poder, naquela época, enfrentar um governo estrangeiro, lutar para poder falar o que ele pensava e escrever o que ele sabia contra um governo na época. Ele queria ajustar as suas contas diante de uma derrama de impostos”, disse o senador Sergio Moro.
Leia também: Partido Novo quer que ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, vire réu por prevaricação após 08 de Janeiro