Nesta última terça-feira (4), a montadora de veículos alemã, Volkswagen, anunciou seu plano de investimentos no Brasil até 2026. Ao todo, a montadora tem como expectativa investir 1 bilhão de euros no país, algo em torno de R$5,2 bilhões na cotação atual. Sendo assim, o objetivo da empresa é ter um crescimento de 40% no país nos próximos anos, que é onde se encontra seu maior mercado na América do Sul.
Segundo a montadora alemã, o plano de investimentos prevê a expansão na produção de veículos híbridos, elétricos e movidos a etanol no mercado nacional. Além disso, a montadora pretende lançar 15 novos veículos nas linhas indicadas até 2025. Inclusive, a Volkswagen chegou a anunciar o lançamento dos modelos Id.4 e Id.Buzz, sucessos elétricos da Kombi, que estarão disponíveis no Brasil no segundo semestre de 2023.
O diretor-executivo do Grupo Volkswagen, Alexander Seitz, fez algumas avaliações sobre o plano:
“Estamos trazendo veículos extremamente atrativos para os consumidores no Brasil e na América do Sul. Isso nos ajuda a acelerar a transformação em carbono zero e mobilidade total em rede. E estamos fazendo um bom progresso. O novo Polo já é o carro mais vendido no Brasil. O lançamento do ‘best-selling’ ID.4 e do icônico ID.Buzz no mercado brasileiro nos dará mais impulso.”
Plano da Volkwsagen também focará em carros por assinatura
Para atingir sua meta de crescimento em 40% no país até 2026, a montadora de veículos alemã também voltará seus esforços para o mercado de carros por assinatura, mais precisamente, voltado para o aluguel de carros. Segundo a Volkswagen, o Brasil possui 3.000 assinantes do serviço da empresa e projeta crescimento de 150% ainda neste ano.
Nesse sentido, na visão do diretor-executivo da empresa, Alexander Seitz, no geral, o mercado brasileiro e da América do Sul é de grande interesse estratégico para a montadora:
“Como um mercado automotivo em rápido crescimento, a América do Sul é de interesse estratégico para a Volkswagen. Nos últimos anos, a equipe local conseguiu maior lucratividade e competitividade. A tarefa agora é continuar trabalhando na posição de custo e, ao mesmo tempo, implementando a ofensiva do produto.”
Mesmo com programa federal, empresa paralisou fabricação de veículos
No início de junho, o governo federal anunciou um programa de descontos para baratear os chamados “carros populares”. Desde então, as vendas de carros subiram bastante e, o crédito disponível para o programa que tinha como expectativa de se encerrar em alguns meses, acabou em poucas semanas. O sucesso do programa foi tão grande que o governo federal decidiu lançar uma linha extra de crédito, beneficiando consumidores, dado que os descontos concedidos são vantajosos.
Contudo, ainda assim, a Volkswagen suspendeu temporariamente a produção em suas fábricas brasileiras. A expectativa é que a paralisação dure o mesmo tempo da vigência do governo federal. Nesse sentido, o estoque da montadora ainda é grande devido à estagnação do mercado de venda de veículos, mesmo com o aumento das vendas através do programa de descontos do governo federal.