Seguir tendências pode parecer legal em um primeiro momento. Isso porque as pessoas podem te ver como alguém que participa da sociedade e segue os padrões, facilitando o entrosamento. Isso serve tanto para moda relacionada a vestuário, como a qualquer outro tipo, como as tendências do Design de Interiores, ou até mesmo os aplicativos ou objetos que as pessoas utilizam mais, durante determinado período de tempo. Contudo, é importante saber o lado negativo dos modismos, para decidir se você quer mesmo segui-los. Veja quais são eles, na matéria abaixo:
Como lidar com a solidão: transforme-se na sua melhor companhia
Você age como todo mundo
Ao seguir modismos, você acaba se comportando como todas as outras pessoas, na tentativa de adotar posturas que são mais aceitas socialmente. Contudo, as outras pessoas também fazem isso. Ou seja, todo mundo se torna igual e sem distinção.
Dessa forma, você some em meio à multidão e passa despercebido pelas outras pessoas. Muitas vezes, esta é exatamente a intenção: não ser notado como o diferente. Entretanto, as pessoas que mais sobressaem são aquelas que têm coragem o suficiente para agir diferente e pensar por elas mesmas.
Você não consegue pensar fora da caixa
Ao seguir modismos, chega um tempo em que você se encaixa nos pensamentos que são o padrão da sociedade. Dessa forma, você não consegue mais pensar fora da caixa e ter ideias inovadoras. A originalidade é algo que sempre encontra admiradores. Por isso, é bom analisar se o que você quer é pensar mais do mesmo, ou fazer história com as suas próprias ideias.
As coisas ficam ultrapassadas
Se os modismos que você segue são relacionados às coisas, como roupas e celulares, por exemplo, entenda que você nunca estará atualizado o suficiente. Isso porque, quando você está comprando uma peça de roupa ou smartphone novos, a fábrica já está lançando, ou planejando um novo lançamento. Dessa forma, você deverá sempre adquirir a última novidade, se quiser estar na moda e seguir tendências. Isso é um desperdício de dinheiro, além de ser prejudicial ao meio ambiente.
Hábitos que atrapalham o planejamento financeiro: como guardar mais dinheiro
Você não consegue fazer o que gosta
Quando você passa muito tempo se preocupando com o que as outras pessoas estão fazendo, para copiá-las, você não consegue fazer o que você realmente quer fazer. Pense mais em agradar a si mesmo e menos em agradar aos outros.
Os modismos visam a busca constante pela perfeição
Modismos e tendências visam inovar o que é “velho” e trazer novidades, em uma busca constante pela perfeição. Entretanto, como as coisas estão sempre sendo aperfeiçoadas, novas falhas são descobertas todos os dias, assim como novas maneiras de corrigi-las. Por isso, a busca nunca acaba, gerando apenas frustração e mais compras.
Fuja dos modismos
Você já tem vários motivos para não seguir tendências e confiar no seu próprio estilo. Por isso, busque criar a sua própria identidade e difundir as suas próprias ideias. Mais do que tudo, forme sua própria opinião, através de pesquisas, leitura e buscando fontes de informações confiáveis, que não sejam os seus amigos ou a televisão.
Como ser uma pessoa mais comunicativa: 6 dicas para interagir mais