Shampoo sem sulfato lava direito o cabelo? Ele faz menos espuma? É indicado para quem está fazendo a transição capilar? É mais saudável que os que tem sulfato? O assunto não é tão novo assim, mas ainda existem várias dúvidas sobre a eficácia do shampoo sem sulfato. Veja abaixo alguns mitos e verdades sobre o tema!
Cabe esclarecer que o sulfato é um agente que promove a limpeza profunda dos fios, inclusive além de retirar a sujeira do cabelo, ele tira também nutrientes importantes, como os responsáveis pela nutrição capilar. Atualmente, existem opções no mercado com pouco sulfato (low poo) e sem sulfato (no poo).
Mitos e verdades sobre os shampoos sem sulfato
- Shampoo sem sulfato não lava direito o cabelo.
MITO. Os shampoos sem sulfato lavam o cabelo tão bem quanto os shampoos comuns, porém com a vantagem de não tirar os nutrientes e a oleosidade natural dos fios. Eles retiram a sujeira, mas não agridem o cabelo.
- É indicado para quem está fazendo a transição capilar.
VERDADE. Os fios de quem está passando pela transição capilar já sofreram muito com a química e encaram um momento que exige cuidado e atenção. Ao usar o shampoo sem sulfato você vai contribuir para a hidratação dos fios, bem como evitará a quebra capilar.
- Shampoo sem sulfato faz menos espuma.
VERDADE. A grande maioria das pessoas acha que se o shampoo não fizer espuma o cabelo não ficará limpo de verdade e isso é um grande mito, visto que não é a espuma que limpa os fios. Ao lavar os cabelos com shampoo sem sulfato, coloque o produto nas mãos, espalhe na palma e só depois aplique no couro cabeludo e nos fios. Massageie suavemente por alguns minutos e enxague. Repita o processo e depois finalize com o condicionador.
- É mais saudável que os que tem sulfato.
VERDADE. O shampoo sem sulfato evita a quebra capilar, o frizz e a perda da hidratação natural dos fios. Geralmente, eles também são livre de parabenos e petrolatos, que são substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Curta nossa página do Facebook para mais dicas de saúde!