Antibiótico cura a gripe? Ele corta o efeito do anticoncepcional? Quem está tomando antibióticos pode ingerir bebidas alcóolicas? O uso deve ser interrompido quando o paciente apresentar sinais de melhora? São vários os mitos e verdades a respeito desse medicamento tão importante. Veja abaixo quais estão corretos!
Os antibióticos são medicamentos que servem para tratar infecções bacterianas, como a sinusite e a pneumonia.
Mitos e verdades sobre o uso de antibióticos
-
O uso deve ser interrompido quando o paciente apresentar sinais de melhora.
MITO. Sentir-se melhor não quer dizer que a infecção foi combatida, visto que algumas bactérias podem estar vivas e com a interrupção do remédio podem voltar mais forte. É preciso respeitar os dias e horários do tratamento a risca. Se foi prescrito tomar o medicamento por 7 dias, você deve tomar, mesmo se o seu corpo apresentar sinais de melhora.
-
Quem está tomando antibióticos não pode ingerir bebidas alcóolicas.
PARCIALMENTE VERDADE. O mais correto é dizer que a pessoa que está fazendo uso de antibiótico não deve consumir bebidas alcóolicas. A mistura do álcool com o antibiótico pode ser mais tóxica ao organismo. Além disso, o álcool (especialmente se consumido em excesso) pode ocasionar queda da imunidade.
-
Antibiótico cura a gripe.
MITO. Como dito ali em cima, o antibiótico serve para combater infecções bacterianas. A gripe é uma infecção viral, assim o medicamento não será eficaz. Ele também não é indicado no caso de infecções por fungos.
-
Ele corta o efeito do anticoncepcional.
PARCIALMENTE VERDADE. Alguns antibióticos podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. O assunto ainda é controverso na medicina e não existe uma constatação 100% correta. Neste caso, em caso de dúvida, use preservativo também.
Os antibióticos não devem ser tomados sem prescrição médica. Em caso de dúvida, converse com seu médico antes de começar a tomar qualquer remédio. Não aproveite medicamentos que foram usados para tratar infecções prévias.
Leia também:
– Depressão na terceira idade: saiba mais sobre esse problema
– Veja alguns cuidados com a saúde para o período do Carnaval
Curta a página do Brasil 123 no Facebook e acompanhe diariamente as notícias e dicas sobre saúde e bem-estar!