O consumo excessivo de sal aumenta a pressão arterial? É mais saudável cortar todo o sal da dieta? Alimentos industrializados possuem mais quantidade de sódio? Essas são apenas algumas dúvidas quando o assunto é consumo de sal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sódio para a população adulta seja de até 2.000 mg/dia, o que equivale a até 5 gramas de sal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de sal do brasileiro está em 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado.
De tal forma que na conta da OMS está inclusa não só a quantidade de sal que a pessoa vai colocar na comida, mas também aquele sal que já vem no alimento que ela compra “pronto”.
Mitos e verdades sobre o consumo de sal
- O consumo excessivo de sal aumenta a pressão arterial.
VERDADE. O sal entra no organismo e é absorvido pelo intestino. Então, ele vai para os vasos sanguíneos. Se é consumido em grande quantidade a água do organismo é, em sua maioria, sugada pelo cloreto. Consequentemente, para manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, o organismo aumenta a pressão arterial para aumentar o fluxo de sangue que circula.
- O ideal é cortar todo o consumo de sal.
MITO. Um dos mitos mais comuns sobre o consumo de sal, com certeza. O sódio é um mineral essencial e é fundamental que esteja presente na alimentação diária. O que é prejudicial à saúde é seu consumo em excesso.
Os sintomas mais comuns da queda rápida da falta de sódio são diminuição da pressão, náuseas, vômitos, confusão mental, câimbras e fraqueza.
Além do sódio, o sal de cozinha é uma fonte de iodo, substância importante para saúde e quando ausente pode causar abortos espontâneos e deficiência mental.
- Alimentos processados possuem mais sódio.
VERDADE. Quando o assunto é consumo de sal em excesso, alimentos como macarrão instantâneo, refrigerante, lasanha congelada, embutidos e molhos prontos são os vilões. Muitas pessoas esquecem que os alimentos industrializados, que são comprados prontos contém alta quantidade de sódio em sua composição. Por isso, devem ser consumidos com cautela e sem excessos.