Mulheres grávidas podem beber pequenas quantidades de álcool? A bebida alcóolica só faz mal para o fígado? O alcoolismo é uma doença real ou apenas desculpa de pessoas fracas? São vários os mitos e verdades acerca do assunto alcoolismo, que ainda é tabu na sociedade. Veja abaixo quais fatos são mentira e quais são verdade.
Mitos e verdades sobre o alcoolismo
-
O alcoolismo é uma doença real.
VERDADE. Algumas pessoas ainda acreditam que o alcoolismo não é uma doença real, mas sim apenas uma desculpa que pessoas fracas usam para poder beber sem culpa. É uma doença crônica, caracterizada pela ingestão incontrolável de álcool.
Existem vários níveis da doença, sendo que para ser alcóolatra, a pessoa não precisa beber todos os dias, ao contrário do que muitas pessoas pensam. A doença pode afetar vários órgãos, inclusive.
-
Mulheres grávidas podem beber pequenas quantidades de álcool.
MITO. A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que mulheres grávidas não devem ingerir bebidas alcóolicas durante a gestação.
A ingestão de álcool e o alcoolismo durante a gravidez podem causar a Síndrome Alcóolica Fetal. Ela acontece quando a gestante ingere bebidas alcóolicas e expõe o feto ao álcool. Essa exposição precoce pode afetar o desenvolvimento neurológico, físico e cognitivo do feto. Bem como, aumentar o risco de abortos espontâneos.
-
A bebida alcóolica só faz mal para o fígado.
MITO. Um dos grandes mitos sobre o alcoolismo é o que diz respeito as consequências da bebida alcóolica. A ingestão de álcool afeta todo o organismo e pode causar problemas físicos e psicológicos. O coração, o pâncreas, o fígado e o cérebro são apenas alguns órgãos afetados pela ingestão indiscriminada do álcool.
Em casos de alcoolismo é comum o doente apresentar falhas na memória, problemas hepáticos, dificuldade de raciocínio, distúrbios de comportamento, dentre outras consequências.
Caso esteja passando por alguma dificuldade relacionada a dependência de álcool procure um profissional da saúde, existe tratamento para a doença.
Leia também:
– Síndrome Alcóolica Fetal: causas e sintomas
Se gostou das informações do post, compartilhe com algum amigo! Para mais dicas de saúde curta nossa página do Facebook!