Comida japonesa engorda? Ela combate o envelhecimento? Gestantes podem comer comida japonesa? O wasabi ajuda na digestão? Ela se resume a pratos frios e peixe cru? Em alguns lugares do mundo é aceitável fazer barulho ao comer sopa ou macarrão? A culinária japonesa faz muito sucesso no Brasil, mas muitas pessoas não sabem dos mitos e verdades mais comuns. Confira!
Você sabia que sushi, sashimi, gyoza, teriyaki, huramaki, hot roll, missoshiru, niguiri, dentre outros, são pratos da culinária japonesa que mais tem saída nos restaurantes brasileiros?!
Mitos e verdades sobre comida japonesa
- Comida japonesa não engorda.
MITO. Por ter vários pratos muitos leves as pessoas tem uma sensação de leveza após comê-los. Essa sensação pode causar uma falsa impressão, de que a comida não é calórica e, consequentemente, não engorda. Mas isso é um mito, pois se você comer qualquer comida em excesso e não queimar as calorias, vai engordar.
- Ela combate o envelhecimento.
VERDADE. Uma das bases da culinária japonesa é o peixe, que pode ser rico em ômega 3. Ele é uma gordura benéfica à saúde, sendo que possui ácidos graxos essenciais, que o organismo não é capaz de produzir. Seus benefícios são inúmeros, como regulação da pressão arterial, diminuição dos níveis de colesterol, faz bem para o coração e saúde dos olhos.
- Gestantes não podem comer comida japonesa.
MITO. O mito vem do fato de não ser aconselhável comer carne crua durante a gravidez, mas essa recomendação diz respeito a carnes vermelhas e não peixes.
- O wasabi ajuda na digestão.
VERDADE. A raiz forte, como também é conhecida o wasabi, ajuda no processo digestivo e possui propriedades bactericidas. Além disso, ele é rico em magnésio, potássio, cálcio e fósforo.
- Comida japonesa se resume a pratos frios e peixe cru.
MITO. Muitas pessoas acham que comida japonesa se resume a sushi e sashimi, mas a verdade é que existem vários pratos quentes. Para ilustrar, temos o missoshiru (que é uma sopa de soja, hondashi, tofu, cebolinha) e o tonkatsu (que é uma carne de porco empanada).
- É aceitável fazer barulho ao comer macarrão e sopa.
VERDADE. Ao invés de assoprar, os japoneses sugam os alimentos para esfriá-los, por isso fazem barulho ao comer sopa ou macarrão.