A urina e as fezes são responsáveis pelas assaduras nos bebês? A prevenção é a melhor alternativa? No verão o problema piora? O uso de certos produtos pode causar assaduras? Esses são apenas alguns dos mitos e verdades sobre assaduras. Veja mais detalhes abaixo!
As assaduras nos bebês são um problema comum, mas que preocupa muito os pais, principalmente os de primeira viagem! Elas são uma reação inflamatória causada por causa do contato com alguma substância que irrita a pele sensível do bebê.
Mitos e verdades sobre assaduras
-
O uso de certos produtos pode causar assaduras.
VERDADE. A pele do bebê é extremamente sensível. Por isso, não é indicado usar um produto para adultos em crianças ou bebês. É necessário que o produto seja dermatologicamente testado para a faixa etária do usuário.
Assim, sabonetes que tem o pH inadequado, lenços umedecidos com álcool em sua composição ou com fragrâncias, podem irritar a pele do bebê e causar assaduras.
-
A urina e as fezes são responsáveis pelas assaduras nos bebês.
VERDADE. Tanto a urina quanto as fezes possuem substâncias irritantes, que se ficarem em contato com a pele do bebê por muito tempo poderão ser responsáveis pelo aparecimento das assaduras. O aconselhável é manter seu bebê sempre sequinho e não descuidar da higienização.
Já existem no mercado fraldas que tem uma absorção maior, não sendo necessária a troca constante. Assim, você economiza, ajuda o meio ambiente e evita que seu bebê fique desconfortável.
-
No verão o problema piora.
VERDADE. Os fungos adoram um ambiente quente e úmido. Durante o verão, com o clima mais quente, a transpiração aumenta, o que facilita a proliferação dos fungos e o agravamento das assaduras.
-
A prevenção é a melhor alternativa.
VERDADE. Com certeza melhor do que cuidar das assaduras é evitar que elas apareçam. Para isso, uma ação simples é deixar que a pele do bebê respire. Basta você deixar que ele fique sem fralda por algum tempo ou use a fralda de algodão nestes momentos.
Como dito acima, é preciso cuidar da higienização também e evitar o uso de produtos inadequados para bebês. Em caso de dúvidas, procure um pediatra.