As olheiras são causadas somente pela falta de sono? Rodelas de pepino gelado curam as olheiras? Cigarro e álcool podem piorar as olheiras? Crianças podem ter olheiras? Esses são apenas alguns mitos e verdades sobre as olheiras! Abaixo você confere quais estão incorretos e quais estão certos!
As olheiras acontecem por causa de uma concentração acentuada e excessiva de vasos sanguíneos e melanina sob a pálpebra. Elas podem ser vasculares, pigmentares, profundas ou mistas.
Mitos e verdades sobre as olheiras
-
As olheiras são causadas somente pela falta de sono.
MITO. Em primeiro na lista de mitos e verdades sobre as olheiras temos o famoso mito de que elas são causadas apenas pela falta de boas horas de sono. Noites mal dormidas podem acentuar a aparência das olheiras, mas isso também pode acontecer devido a má alimentação e estilo de vida pouco saudável.
-
Cigarro e álcool podem piorar as olheiras.
VERDADE. Cigarro e álcool por terem muitas substâncias nocivas à saúde podem piorar as olheiras. O cigarro, por exemplo, diminui a oxigenação da região, o que acarreta a má circulação sanguínea e a desidratação da pele.
Já, o álcool quando consumido excessivamente contribui para o ressecamento da pele e retenção de líquido, fazendo com que as olheiras piorem.
-
Crianças podem ter olheiras. – Mitos e verdades sobre as olheiras
VERDADE. Outra afirmação interessante para entrar na lista de mitos e verdades sobre as olheiras é a de que as crianças também podem tê-las. Muitas pessoas acreditam que olheiras são “problemas” de adultos que não dormem direito. Mas elas podem ser genéticas, assim é comum que as crianças tenham também.
-
Rodelas de pepino gelado curam as olheiras.
MITO. Por último na lista de mitos e verdades sobre as olheiras temos um mito bastante famoso. As compressas frias ou geladas possuem um efeito de vasoconstrição, que vão diminuir o inchaço e a cor escura das olheiras. Contudo, esse é um efeito temporário. Uma dica interessante para amenizá-las é fazer compressas com saquinho de chá de camomila.
Leia também:
– Protetor solar: com ou sem cor?
Agora que você já sabe alguns mitos e verdades sobre as olheiras, que tal compartilhar essa informação com alguém? Envie este artigo para algum amigo!