A radioterapia pode atingir células normais? São usados vários tipos de radiação? Em todos os tipos de câncer a radioterapia deve ser utilizada? A internação hospitalar é necessária? Quimioterapia e radioterapia são a mesma coisa. Abaixo seguem alguns mitos e verdades sobre o tratamento, confira!
A radioterapia é usada para destruir as células cancerígenas, sendo mais eficaz que a quimioterapia, pois utiliza ondas eletromagnéticas que visam atingir somente as células que estão crescendo descontroladamente.
Mitos e verdades sobre a radioterapia
- A radioterapia pode atingir células normais.
VERDADE. A radiação destrói o material genético das células cancerígenas e pode atingir as saudáveis também, porém estas possuem um potencial de renovação que aquelas não tem. Atualmente, a precisão das ondas é muito alta, tendo em vista a tecnologia das máquinas e, consequente, evolução da radioterapia.
- Todos os tipos de câncer devem ser tratados usando a radioterapia.
MITO. A radioterapia é apenas um dos tratamentos utilizados no combate ao câncer. Alguns casos são tratados com quimioterapia, outros com cirurgia. Cada caso é diferente e o médico oncologista vai dizer qual é o melhor tratamento.
- São usados vários tipos de radiação
VERDADE. A mais comum é a de ondas eletromagnéticas, sendo que o procedimento evoluiu muito nos últimos anos e tem se mostrado cada vez mais eficaz.
- Quimioterapia e radioterapia são a mesma coisa.
MITO. A quimioterapia é um tratamento bastante utilizado no combate ao câncer, sendo que ela consiste na aplicação de drogas que prejudicam ou até mesmo impedem a divisão das células e, consequentemente, atrasam o crescimento do tumor.
Apesar de ser um tratamento eficaz, ainda não é possível direcioná-lo apenas às células cancerígenas. Dessa forma, algumas células saudáveis também são atingidas.
- A internação hospitalar é necessária.
MITO. A radioterapia é feita no próprio ambulatório, não sendo necessária internação hospitalar. Cada sessão de irradiação dura entre 7 a 15 minutos e, geralmente, ocorre de segunda a sexta-feira. Assim como qualquer tratamento médico, pode ocasionar efeitos colaterais, que vão depender do local da sessão e do organismo de cada paciente.
Leia também:
– Mitos e verdades sobre a quimioterapia
Acesse diariamente o site do Brasil 123 e curta a página do Facebook para acompanhar todas as notícias sobre saúde e bem-estar!