Mulheres tem mais infecção urinária? O único tratamento é por meio de antibióticos? O uso de biquini molhado pode ser prejudicial? Segurar a urina aumenta as chances de ter infecção urinária? Esses são apenas alguns dos vários mitos e verdades sobre a infecção urinária. Descubra abaixo quais estão corretos!
A infecção urinária pode ser qualquer tipo de infecção, como cistite ou uretrite, causada por micro organismos e que ataca o aparelho urinário.
Mitos e verdades sobre a infecção urinária
- Mulheres tem mais chances de ter infecção urinária.
VERDADE. A anatomia da mulher é desfavorável, se comparada a do homem. Nas mulheres a uretra é mais curta e está mais perto do ânus, o que facilita a passagem de micro organismos.
- Ficar segurando a urina, quando está apertado para ir ao banheiro, não aumenta as chances de ter a infecção.
MITO. Na verdade, o fato de segurar a urina por muito tempo aumenta as chances da infecção, pois favorece a proliferação das bactérias próprias da flora local.
- O único tratamento é usando antibióticos.
PARCIALMENTE VERDADE. Em alguns casos o organismo consegue eliminar a bactéria sozinho. Porém, se não conseguir, é necessário o uso de antibióticos para tratar a infecção urinária.
- Usar biquini molhado por muito tempo pode ser prejudicial à saúde.
VERDADE. O ambiente úmido proporcionado pela calcinha molhada do biquini é um ótimo facilitador da proliferação de bactérias.
- Crianças não podem ter infecção urinária.
MITO. É raro, porém pode acontecer e pode ser um indicativo de alguma coisa mais grave, como alterações na bexiga, rim ou uretra.
- Ir ao banheiro após o ato sexual pode diminuir as chances de ter a infecção.
VERDADE. Durante o sexo acontece a troca de muitas bactérias, tanto no canal urinário feminino, quanto no masculino. Ao fazer xixi após o sexo, as chances dessas bactérias serem eliminadas aumenta, pois a urina vai remover as bactérias do canal.
Leia também:
– Como aliviar sintomas de infecção urinária?
– Doença mão-pé-boca: sintomas e tratamento
No caso de dúvida sobre a infecção procure um médico. Para acompanhar mais dicas de saúde e bem-estar, acesse diariamente o portal do Brasil 123 e a nossa página do Facebook.