A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue? Quem já teve a doença fica imune? Antitérmicos e analgésicos devem ser evitados durante o tratamento da dengue? É possível distinguir a picada do Aedes aegypti da picada de um mosquito comum? Esses são apenas alguns mitos e verdades sobre a dengue, veja abaixo quais são verdade!
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O mosquito possui hábitos diurnos e se multiplica em depósitos de água parada.
Mitos e verdades sobre a dengue
- A picada do mosquito é a única forma de transmissão da dengue.
VERDADE. Em primeiro na lista de mitos e verdades sobre a dengue temos que não existe transmissão direta, de pessoa para pessoa. Assim, somente a picada da fêmea do mosquito pode transmitir a doença.
Por isso é essencial que a população não deixe água parada acumulada em locais abertos e mantenha reservatórios de água fechados. Piscinas, caixas d’água, barris, garrafas plásticas, vasos de plantas, pneus, lonas, calhas, dentre outros são locais onde o mosquito se multiplica.
- Quem já teve a doença fica imune.
PARCIALMENTE VERDADE. Em seguida na lista de mitos e verdades sobre a dengue temos que a pessoa que tem a doença adquire sim imunidade. Contudo, é preciso lembrar que existem 4 sorotipos de dengue, quais sejam 1, 2, 3 e 4. Assim, a pessoa fique imune só ao tipo que teve.
- É possível distinguir a picada do Aedes aegypti da picada de um mosquito comum.
MITO. A sensação é igual a picada de qualquer tipo de mosquito. Assim, falar que é possível distinguir é mais um dos mitos e verdades sobre a dengue que circula por aí.
- Antitérmicos e analgésicos devem ser evitados durante o tratamento da dengue.
MITO. Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, febre alta, dores musculares (nas juntas e atrás dos olhos), vermelhidão no corpo e coceira. Para tratar a dengue é preciso repousar, hidratar-se e controlar a febre. Neste caso, o uso de antitérmicos é muito útil e aconselhado. Bem como, o uso de analgésicos.
Para mais dicas de saúde curta nossa página do Facebook!