O uso da mamadeira interfere no aleitamento? Bebês alimentados com mamadeira não criam uma conexão com a mãe? O leite materno congelado e introduzido com a mamadeira possui os mesmos nutrientes? Esses são apenas alguns mitos e verdades sobre o tema. Veja mais detalhes abaixo!
Importante destacar que, segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses de vida. Sendo que todas as necessidades do bebê são supridas pelo leite, não precisa tomar nem mesmo água. A partir do 6º mês ele precisa de uma dieta variada e devem ser introduzidos outros alimentos.
Mitos e verdade sobre o uso da mamadeira
- O uso da mamadeira interfere no aleitamento.
VERDADE. O ato de sugar o leite do peito exige mais esforço do bebê e demora mais tempo. Ao usar o bico artificial a alimentação é muito mais rápida, visto que o leite sai com mais facilidade. Por isso, é natural que o bebê prefira a mamadeira ao invés do peito.
Existem algumas alternativas ao uso de bicos artificiais quando a mulher precisa dar o peito também. Em caso de dúvidas, o ideal é conversar com o pediatra e pedir orientações para que o bebê não fique desestimulado e largue o peito antes dos 6 meses.
- Bebês alimentados com mamadeira não criam uma conexão com a mãe
MITO. O aleitamento materno não é a única forma de criar conexão com o bebê. O contato físico e a proximidade também tem o poder de criar a conexão. Assim, mulheres que amamentam seus filhos com a mamadeira podem estabelecer esse laço com eles também.
- O leite materno congelado e introduzido com a mamadeira possui os mesmos nutrientes.
VERDADE. Ele pode ser congelado por até 15 dias e não perderá suas propriedades nutricionais. Contudo, é preciso armazená-lo de forma adequada e higienizar corretamente a mamadeira. Na dúvida, pergunte ao seu médico como fazê-lo.
Leia também:
– Entenda como o pai pode ajudar na amamentação
– Emagrecer na amamentação: Como perder peso com saúde
Gostou do artigo? Compartilhe ele com alguém! Para mais dicas de saúde e bem-estar curta nossa página do Facebook e acesse o site diariamente.