Como se você precisasse de outro desafio além de aprender a ser mãe e conhecer seu bebê, há um monte de mitos na maternidade sobre bebês que acabaram de nascer. Ao se livrar de algumas informações errôneas, você pode simplificar sua vida e tornar seus dias e noites mais agradáveis.
Se seu bebê dorme a maior parte do dia e raramente chora ou se agita, você precisa levá-lo para uma consulta com o pediatra. O que você pode considerar como um ótimo comportamento do bebê pode ser um sinal de que seu bebê está doente. Períodos de vigília ou angústia em bebês são comuns e completamente saudáveis.
Mito: Os bebês precisam dormir à noite toda
A falta de sono é uma razão frequentemente citada para não gostar dos primeiros meses da nova maternidade. Dormir como você fazia antes da gravidez não vai acontecer por um tempo. No entanto, há algumas coisas importantes a serem lembradas sobre o sono noturno quando você é uma nova mãe.
Por um lado, ninguém realmente dorme profundamente durante a noite. Se você observar o que os pesquisadores do sono sabem há anos, a verdade é que todo mundo passa por diferentes ciclos de sono a cada noite. Estes são períodos de sono leve e profundo. Muitos adultos têm episódios menores de vigília à noite. Quando seu bebê acorda você chorando, pode não ser muito diferente dessas experiências.
Em segundo lugar, em muitos casos, é perigoso que os bebês durmam a noite toda. Isso ocorre porque um bebê tem uma barriga pequena que não pode conter comida suficiente para passar a noite. Ao acordar para se alimentar, mesmo em pequenas quantidades, os bebês obtêm o que precisam para sobreviver e crescer. No início, a maioria dos bebês acorda duas ou três vezes por noite. Aos três meses de idade, isso diminuiu gradualmente para a maioria das famílias, embora não seja incomum ter um bebê que ainda está acordando uma vez por noite, mesmo com quase nove meses de idade.
Pergunta:
Ajuda dar uma mamadeira ao bebê antes de dormir?
Embora você possa ter ouvido falar sobre essa “cura milagrosa” para bebês inquietos, o cereal antes de dormir não os ajudará a dormir a noite toda. Se você der cereal ao seu bebê antes do horário recomendado pelo seu pediatra, poderá introduzir o potencial de alergias alimentares. Os pediatras geralmente recomendam iniciar os sólidos por volta dos seis meses de idade.
Além disso, acordar para alimentar seu bebê algumas vezes por noite lhe dá a oportunidade de atender a algumas de suas outras necessidades. Isso pode incluir trocar uma fralda suja ou mover seu filho para uma posição melhor para dormir. Algumas mães também ficam ansiosas com os períodos de sono que duram muito, então o despertar noturno pode aliviar essas preocupações.
Mito: Você Vai voltar ao corpo normal Imediatamente
Você provavelmente ficará triste ao saber que provavelmente usará roupas de maternidade para casa do hospital. Embora você perca muito peso quando seu bebê nasce, você também pode sofrer algum inchaço, principalmente se tiver terapia intravenosa no trabalho de parto ou pós-parto.
Você terá esticado sua pele abdominal, que levará um tempo para retornar à sua forma original. Lembre-se, você levou nove meses para ganhar peso, então você não pode esperar perdê-lo da noite para o dia. No entanto, você verá as mudanças mais dramáticas durante as primeiras seis semanas após o nascimento.
A boa notícia é que a amamentação pode queimar até 1.500 calorias por dia. Ele também explora as reservas de gordura materna que foram estabelecidas em seu corpo especificamente para a amamentação durante a gravidez. Isso torna a amamentação a maneira natural de perder os quilos indesejados da gravidez.
Mito: As primeiras seis semanas após o nascimento são insuportáveis
Com certeza você já ouviu essa. Todo mundo diz que aquelas primeiras seis semanas de pouco sono, mamadas intermináveis, um corpo dolorido e outros problemas físicos quase vão te matar. Na verdade, muitas mulheres realmente acham as primeiras seis semanas interessantes e agradáveis.
Muitos dos momentos mais doces que você compartilhará com seu bebê acontecem durante as mamadas noturnas e outros momentos supostamente “terríveis”. Não espere que as primeiras seis semanas pós-parto sejam miseráveis; você pode acabar agradavelmente surpreso ao descobrir que essas poucas semanas foram mais tranquilas do que você pensava.
Mito: Após os primeiros dias, você deve se sentir como seu antigo eu novamente
Dar à luz é um trabalho árduo. Você provavelmente se sentirá esgotado com a gravidez e o nascimento nas próximas semanas. Você provavelmente também ficará um pouco sobrecarregado com a tarefa de moldar suas teorias parentais, para não mencionar o cansaço de algumas noites sem dormir.
Embora os problemas físicos sejam normais e simplesmente levem tempo para serem curados, seu novo papel como mãe substituirá outras atividades que você gostava como de seu “velho eu”.