Quase 2 milhões de brasileiras têm tumores uterinos benignos, ou seja, o mioma uterino. A princípio, pode parecer algo mais sério. Mas acalme-se, pois a maioria não acarreta problemas graves, além de ter muitas possibilidades de tratamento. Então, se você tem algumas dúvidas sobre esse assunto e não sabe como buscar um tratamento seguro, nós vamos te ajudar a eliminar essas preocupações. Assim, veja todas as dicas aqui no Brasil 123.
O que é mioma uterino
Afinal, o que é um mioma uterino? Os miomas são tumores benignos no útero. Eles aparecem em 20% a 60% das mulheres já em idade reprodutiva. Além disso, aparecem normalmente, entre as idades de 30 e 50 anos de idade. Eles recebem 4 classificações que são denominados de acordo com sua localização no útero.
O que provoca o aparecimento do mioma uterino
Não tem uma causa específica para o mioma surgir, mas diversos fatores podem provocar o seu aparecimento tais como:
- disfunções hormonais;
- origem genética;
- obesidade;
- deficiência de vitamina D;
- grande consumo de carne vermelha e álcool.
Mas quando as células uterinas se multiplicam de forma desordenada, aparecem esses tumores denominados miomas.
Sintomas do tumor
São diversos os sintomas provocados pelos miomas. Dessa forma, podemos relacionar como principais:
- o aumento no crescimento do útero;
- aumento do fluxo sanguíneo;
- abortamento;
- cólicas;
- prisão de ventre;
- dor na relação sexual;
- incontinência urinária.
Os miomas de até 5 cm podem ser assintomáticos, mas caso você tenha vários desse tamanho, pode começar a aparecer alguns dos sintomas já mencionados. Para que provoque a Infertilidade, tem que ser uma grande quantia de miomas e de tamanhos muito grandes e que chegam a afetar o funcionamento do útero alterando seu tamanho.
Tratamento do mioma uterino
O tratamento vai depender da gravidade, do tamanho e da localização do mioma. Que pode ser só com pílulas anticoncepcionais para suspender o fluxo menstrual suspendendo a menstruação, já que é ele que alimenta o mioma. Também, pode ser com a colocação do DIU que vai liberar um hormônio e também vai interromper a menstruação. Após esses passos, é feito um procedimento onde é provocada a necrose e diminuição do mioma.
Tenha em mente que o mioma não é um câncer, mas pode atrapalhar muito a sua qualidade de vida e ele tem tratamento com ótimos resultados.
Se você tem algum desses sintomas consulte um médico ginecologista de confiança, pois requer um diagnóstico preciso e necessário para que tenha uma qualidade de vida de excelência. Os miomas tendem a diminuir após a menopausa e isso se deve à diminuição dos hormônios que favorecem o aparecimento e crescimento do mioma uterino. Nosso objetivo aqui é te manter sempre bem informada!
Então, nós esperamos que todas essas informações tenham te ajudado a entender o que é mioma uterino. Assim, você pode entender o que causa a condição, além de poder identificar todos os sintomas e buscar o tratamento correto. Então, não precisa se preocupar! Cuide sempre da sua saúde e busque sempre a opinião de um profissional específico da área.