O ministro da Cidadania, João Roma, declarou que a expectativa do governo é começar o pagamento do programa Auxílio Brasil em novembro.
Até lá, como se sabe, o governo vai prorrogar o pagamento do auxílio emergencial 2021, conforme anúncio realizado pelo presidente Jair Bolsonaro no início de julho, quando foi oficializada a extensão com 3 novas parcelas por meio da publicação da Medida Provisória 1.056/2021.
Quando será definido o valor do Auxílio Brasil?
A entrega da Medida Provisória que reformula o Bolsa Família nesta segunda-feira (9) ao presidente da Câmara, Arthur Lira, contou com a presença de João Roma.
O ministro afirmou que o novo programa vai apresentar as ferramentas e trilhas para que o cidadão consiga a sua emancipação social.
De acordo com ele, o valor vai ser definido em setembro e deve incluir mais 2 milhões de beneficiários. Sabe-se que atualmente, o Bolsa Família beneficia 14,6 milhões de pessoas.
“O Auxílio Brasil vai além de uma rede de proteção social e ofertará todas as ferramentas, seja através da capacitação, ou financiamento, ou empreendedorismo ou do programa de aquisição de alimentos, possibilidade para que esse cidadão alcance a plena cidadania”, afirmou João Roma.
O ministro ainda indicou: “O presidente Bolsonaro afirmou que pretende dar um reajuste de pelo menos 50% no tíquete médio desse programa, mas esse reajuste será anunciado, muito provavelmente, no final de setembro, pois para ele nós iremos primeiro enviar a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o parlamento, e só depois, portanto, que iremos definir o valor específico desse reajuste”.
É importante detalhar que quando falamos em pagamento médio no Bolsa Família, isso ocorre devido ao fato de que os valores são variáveis e podem ser acima ou abaixo deste número. Assim, levando em consideração o pagamento médio atual, de R$ 189, com um aumento de 50%, estaríamos falando em um novo tíquete médio de R$ 283.
Veja ainda: Precisando de ajuda com o CAIXA Tem? Confira aqui como utilizar o aplicativo