O comandante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Wellington Dias, declarou neste domingo (6), que defende a permanência do Bolsa Família em sua pasta.
A saber, a mudança foi levantada em meio às negociações para a entrada de PP e Republicanos oficialmente na base de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No entanto, de acordo com Dias, seria preciso alterar a lei que recriou o Bolsa Família e que o integra com outros 33 programas governamentais. Aliás, essa junção teria sido um pedido do próprio presidente.
“A lei do Bolsa Família teria que ser alterada porque ela não é só Bolsa Família, ela é integrada a 33 programas. O Brasil já tem uma rede da assistência social, o Suas tem uma rede da assistência alimentar, então, eu defendo [deixar o Bolsa família no ministério]. Nós fizemos isso a pedido do presidente da República, essa integração”, declarou.
Confira também: CADASTRO ÚNICO: Veja quando você é obrigado a atualizar o seu registro
Dias não abre mão do Bolsa Família
Vale lembrar que no dia 3 de agosto, quando perguntado sobre o mesmo tema, o ministro já tinha se mostrado contra as mudanças no Bolsa Família.
Em resumo, Dias disse não ser “razoável” pensar sobre isso. Ele citou situações vividas no governo de Jair Bolsonaro (PL).
“Se for para voltar o que foi experimentado no governo de Jair Bolsonaro, e que não deu certo… O Auxílio Brasil ficou separado das outras políticas. Consequência: cresceram pobreza, extrema pobreza e fome, e desarticulou a vida dos mais pobres. Não é razoável essa separação”, afirmou.
Leia ainda: URGENTE! Governo garante pagamento do Auxílio Gás mesmo com bloqueio de verbas!
Rodada de agosto
Enquanto a questão vai se desenrolando para que o martelo seja batido, é fato que a nova rodada do Bolsa Família está confirmada.
Assim, os novos depósitos terão início dentro de apenas 11 dias e seguem sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Para determinar o escalonamento, mantém-se o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
- NIS de final 1 – 18 de agosto;
- NIS de final 2 – 21 de agosto;
- NIS de final 3 – 22 de agosto;
- NIS de final 4 – 23 de agosto;
- NIS de final 5 – 24 de agosto;
- NIS de final 6 – 25 de agosto;
- NIS de final 7 – 28 de agosto;
- NIS de final 8 – 29 de agosto;
- NIS de final 9 – 30 de agosto;
- NIS de final 0 – 31 de agosto.
Veja também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana