O ministro da Cidadania, João Roma, compareceu à cerimônia de inauguração do Centro de Recebimento, Distribuição e Entrega de Alimentos do Programa Alimenta Brasil (PAB).
A inauguração ocorreu em Porto Seguro, na Bahia, e serviu para incentivar os comerciantes a terem contato com os agricultores locais.
O ministro conheceu as instalações e explicou a importância do PAB para as comunidades locais em situação de vulnerabilidade.
“Hoje estamos tratando de uma pauta crucial para que a gente supere a insegurança alimentar. Quando a gente dá a mão para a agricultura familiar, estimulando o homem do campo, estimulamos o consumo local de alimentos e o nosso vizinho não passa fome”, exaltou João Roma.
Programa Alimenta Brasil
O Alimenta Brasil, do Governo Federal, visa promover o acesso à alimentação e incentivar a produção de alimentos dos pequenos agricultores, com a garantia da compra de seus cultivos e distribuição para famílias beneficiadas.
A saber, em Porto Seguro, a central beneficiará uma média de 60 agricultores e 34 entidades socioassistenciais.
O programa é executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento, que fica responsável pela compra dos produtos, pelo cadastramento dos agricultores e entidades e pela distribuição dos alimentos.
Durante o evento, os agricultores cadastrados fizeram uma feirinha para expor produtos como mamão, coco, aipim, banana, milho verde, alface, abóbora, quiabo e pimenta do reino, que foram entregues às entidades cadastradas.
Também estiveram presentes o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal; o secretário municipal de Assistência Social, João Portela de Oliveira Neto; o secretário municipal de Agricultura, Pesca, Pecuária e Abastecimento, Eriosvaldo Renovato; a presidente da Câmara Municipal De Vereadores de Porto Seguro, Ariana Prates; o coordenador de Desenvolvimento de Sustentabilidade da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), Josenildo De Oliveira; e o deputado federal João Carlos Barcelar.
Do campo à mesa
O Alimenta Brasil tem duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a produção de alimentos dos agricultores familiares.
As prefeituras utilizam os veículos para buscar alimentos nas propriedades rurais e levá-los às centrais, onde passam por conferência e são distribuídos aos pontos de serviço de alimentação.
As Centrais da Agricultura Familiar atuam como elo entre produtores rurais e entidades sociais, que são equipamentos públicos que ofertam serviços de alimentação.
Elas operam a logística de recebimento e distribuição dos alimentos que irão compor o cardápio de creches, escolas públicas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e instituições da rede socioassistencial.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Confira ainda: Pagamento do Auxílio Brasil será com cartão do Bolsa Família e Caixa Tem; veja o calendário