O Ministério Público de São Paulo denunciou Renato Kalil, na tarde da última quarta-feira (26), por violência obstétrica contra Shantal Verdelho. A denúncia, assinada pelas promotoras Fabiana Dal Mas e Silvia Chakian, pede uma indenização de R$100 mil para a influencer.
Gabi Martins e Gui Napolitano fazem as pazes: “Conversamos”
Caso seja condenado, o obstetra pode pegar no mínimo um ano e seis meses de prisão. Além disso, a Promotoria de Violência Doméstica do Foro Central de São Paulo instaurou o Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para ouvir as outras vítimas do médico como Tati Bernardi e Samantha Pearson.
“Houve não apenas abuso na parte psicológica à vítima, como também uma má prática obstétrica na realização de manobras durante o parto, como a de Kristeller, uma forma inadequada de aceleração do procedimento que não é recomendada pela OMS”, pontuou Fabiana no processo.
Em setembro deste ano, o Ministério Público pediu o valor de indenização a Shantal de R$12 mil, mas o juiz negou por não representar “paridade ou equilíbrio”. Shantal denunciou Renato por humilhá-la durante o parto da filha com abusos verbais e ofensas.
Relembre o relato de Shantal
Shantal Verdelho, influencer com mais de um milhão de seguidores no Instagram, denunciou o médico queridinho dos famosos, Renato Kalil, após o parto de sua filha Domenica. De acordo com áudios vazados em dezembro de 2021, o doutor teria cometido violência obstétrica contra a jovem, em outubro.
A empresária diz que se sentiu completamente “humilhada” pelos abusos verbais, gestos e ofensas do médico durante o parto. Anteriormente, Shantal já estava desgostosa com Renato, afinal ele anunciou o sexo do bebê no Instagram, sem o consentimento dela.
Durante a paridela, que foi gravada pelo marido de Shantal, Matheus, o ginecologista aparece proferindo alguns palavrões para que a influencer fizesse força: “Ele me x*nga o parto inteiro. Ele fala p*rra faz força filh* da mãe, v*adinho ela não faz força direito, que ódio”.
A situação piorou quando Shantal se recusou a fazer uma episiotomia [incisão entre o ânus e a vagina, que é contraindicado] e Renato teria exibido o órgão sexual dela para o marido, Matheus Verdelho. Renato Kalil negou todas as acusações.
Após matéria do ‘Fantástico’, da TV Globo, outras mulheres denunciaram o médico e Shantal passou por um exame de corpo de delito para processar Renato. Ela pediu a cassação do registro médico de Renato – e luta para ser indenizada pelos danos.
Veja também: Xuxa lamenta discurso homofóbico de Cássia Kis: “Decepção”