Na manhã desta quinta-feira (31), José Carlos Oliveira assinou o termo de posse do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), em solenidade realizada no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.
Oliveira assume o cargo de ministro no lugar de Onyx Lorenzoni, que esteve à frente do MTP desde agosto de 2021.
A saber, as movimentações de cargos de ministros que deixam o governo para a disputa das eleições deste ano incluem nomes como: Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura; Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia; Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional; Tereza Cristina, da Agricultura; Flávia Arruda, da Secretaria de Governo; João Roma, da Cidadania e Gilson Machado, do Turismo.
Novo comando para o Ministério do Trabalho
Servidor público de carreira do INSS há quase 38 anos, José Carlos Oliveira tomou posse como presidente do Instituto em 10 de novembro de 2021.
Ingressou no órgão por meio de concurso público, em julho de 1985. Iniciou a carreira no extinto Instituto Nacional de Previdência Social – INPS, que deu origem ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 1990.
Ocupou vários cargos de gestão dentro do Instituto, atuando sempre com foco no atendimento eficiente ao cidadão.
Formado em Administração de Empresas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP, em São Paulo (SP), ocupou o cargo de diretor de Benefícios antes de assumir a Presidência do Instituto.
Ministério da Cidadania também divulgou novo comando
O ministro da Cidadania, João Roma, também entrega o cargo para disputar as eleições do governo da Bahia, e em seu lugar fica o secretário de Assuntos Estratégicos do ministério, Ronaldo Vieira Bento.
Segundo Roma, o novo nome foi escolhido para substituí-lo porque já conhece o Ministério da Cidadania e, portanto, pode dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
“O presidente Jair Bolsonaro quis dar um caráter bem técnico a essas sucessões, tanto que todos os ministros que saíram foram substituídos por pessoas que já estavam na estrutura. O importante é dar sequência a um trabalho importante que triplicou os recursos de transferência de renda do Brasil, que zerou a fila do programa social e da área social do governo, que é tão importante para todos os brasileiros”, afirmou Roma.
A saber, Ronaldo Bento também tomou posse como ministro da Cidadania nesta quinta-feira (31).
Leia também: Saque Extraordinário do FGTS começa em 20 dias! Conheça o valor liberado