Um relatório técnico da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, afirma que a renda média do brasileiro vai subir. Mas para isso, o relatório afirma que é necessário que o isolamento social caia no mesmo passo.
De acordo com os dados oficiais, o isolamento social no Brasil hoje está na casa dos 37%. Segundo o relatório, se essa taxa cair para 29% a renda média do brasileiro vai voltar para o mesmo patamar de antes da pandemia, quando o Auxílio Emergencial ainda não existia.
Na prática, o relatório afirma que quanto menos isolamento, mais a renda do trabalhador sobe. Isso aconteceria porque as pessoas sairiam mais para trabalhar e ganhar mais dinheiro. Nesse sentido, a renda subiria sobretudo para os trabalhadores informais.
Um vendedor de pipoca, por exemplo, ganha menos se estiver cumprindo o isolamento social. Assim, se ele sai de casa para vender a pipoca ele automaticamente vai ganhar mais e aumentar a média da renda salarial do Brasil para cima.
O argumento está na mesa, mas ele não considera que o vendedor de pipoca pode ser uma pessoa do grupo de risco. É que além do problema econômico, há o problema de saúde pública neste momento. E de acordo com o próprio Ministério da Saúde, as notícias não são boas.
Relação isolamento x renda
É que nas últimas semanas, o Brasil vem apresentando um aumento significativo no número de novos casos e de mortes por coronavírus. Alguns analistas, aliás, afirmam que essa já é uma segunda onda da pandemia no país.
Dessa forma, o objetivo do Ministério da Economia de diminuir o isolamento nos próximos dias pode ir de água abaixo. Boa parte dos estados já voltou a fechar mais serviços justamente por causa desses aumentos. Agora é esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.