“Pobreza não é só sobre renda. Precisa ser trabalhada de forma mais ampla, incluir habitação, saúde e educação”.
Com esse conceito, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, teve mais uma agenda junto ao Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (FIDA), nesta segunda-feira (6).
O fortalecimento das políticas de redução da pobreza no meio rural é o principal eixo de trabalho entre as partes, que teve este novo encontro para aprofundar os projetos conjuntos.
“Nesta agenda, trabalhamos um projeto na área do fomento, uma experiência do Fundo que estimula a erradicação da pobreza, a produção de alimentos, focado no campo, com famílias que são da agricultura familiar. Foram citadas várias experiências de sucesso no Brasil”, explicou Wellington Dias.
Redução da pobreza no meio rural
A saber, o FIDA trabalha para erradicar a pobreza e a fome nas regiões mais remotas dos países em desenvolvimento.
“Com base nisso, vamos fazer uma parceria para que a gente possa garantir condições de tirar da miséria pessoas que estão no Cadastro Único, outras que estão dependendo do Bolsa Família e garantir uma condição de vida com renda adequada, nesse caso do campo”, prosseguiu o ministro.
O vice-presidente associado do Departamento de Gestão de Programas do FIDA, Donal Brown, afirmou que o Fundo está elencando prioridades com o MDS para traçar, em parceria, estratégias a longo prazo.
“Pelo que eu vejo nessa mesa, não são duas equipes. Somos a mesma equipe”, elogiou.
Participaram da audiência, por parte do FIDA: Claus Reiner, diretor do Fundo no Brasil; Katherine Meighan, vice-presidente associada e conselheira jurídica; Rossana Polastri, diretora regional para América Latina e o Caribe; Hardi Vieira, oficial de programas do Fundo; Julio Worman, analista de Programas, Cooperação Sul-Sul e Gestão do Conhecimento.
Ainda mais, a equipe técnica do MDS foi composta por Lilian dos Santos Rahal, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Carlos Everton, secretário de Inclusão Socioeconômica, e Silvânia Freire de Queiroz, assessora internacional.
Veja ainda: MINHA CASA MINHA VIDA vai voltar! Veja quando será o anúncio das NOVAS REGRAS
FIDA
O Fundo atua para promover o aumento dos investimentos públicos e privados na agricultura e no desenvolvimento de empreendimentos rurais, com objetivo de reduzir a pobreza e a fome, e aumentar a resiliência dos habitantes rurais.
É o segundo maior investidor multilateral em segurança alimentar e nutricional do mundo e está entre as principais instituições multilaterais que trabalham com agricultura na África.
Por fim, cabe mencionar que o FIDA dá atenção especial a mulheres e homens rurais pobres em suas atividades e investimentos, e os inclui como partícipes em sua concepção e implementação.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MDS
Confira também: DÉCIMO TERCEIRO: Pagamentos de 2023 estão definidos; consulte o calendário