Números divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública informam que durante a manhã deste domingo (02) foram registrados 222 crimes eleitorais pelas forças de segurança em todo o Brasil durante a votação para o primeiro turno das eleições.
TSE aponta que mais de 400 urnas foram trocadas no início da votação
De acordo com a pasta, o número deve aumentar ao final do dia, quando uma nova atualização sobre o assunto sair. De qualquer forma, o ministério relata que, dentre as ocorrências estão:
- 75 de boca de urna;
- Sete casos de transporte ilegal de eleitores
- Nove violações do sigilo do voto.
Assim como publicou mais cedo o Brasil123, acontece neste domingo as eleições para cinco cargos diferentes. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pouco mais de 156 milhões de eleitores em todo o país estão aptos a comparecer às urnas para escolher seus candidatos para presidente da República, governador, senador, além de deputados federais e estaduais – ou distritais no caso do Distrito Federal.
De acordo com o Código Eleitoral, no dia do pleito, está proibido candidatos, órgãos partidários e qualquer pessoa de fornecer transporte ou refeições aos eleitores. De acordo com o TSE, a ordem foi criada com o intuito de impedir a captação ilícita de votos.
Além disso, também é crime eleitoral a compra de votos, por vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública e também o ato de impedir ou atrapalhar outra pessoa de votar.
Polícia Federal faz balanço das eleições
Assim como Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Polícia Federal (PF) também divulgou um boletim. De acordo com a coporação, até as 13h foram registrados:
- Cinco inquéritos foram instaurados;
- 111 pessoas foram conduzidas para a delegacia;
- R$ 68.112 foram apreendidos.
Em nota, a Polícia Federal relatou ainda que flagrou um homem em Lisboa, capital de Portugal, tentando se passar por outra pessoa na hora de votar. Como o ato é considerado crime eleitoral, ele foi autuado em flagrante e poderá pegar até três anos de reclusão.
Leia também: Escolheu os candidatos? Veja como preparar a cola eleitoral para não esquecer os números