O ministro da Cidadania, João Roma, declarou neste domingo (27) que deixará a pasta na próxima quinta-feira (31) e que o secretário de Assuntos Estratégicos do ministério, Ronaldo Vieira Bento, assumirá a função.
Vale lembrar que Roma está no comando do Ministério da Cidadania desde fevereiro do ano passado. A saída do posto vai ocorrer porque João Roma planeja disputar o governo da Bahia e a renúncia do cargo deve ocorrer até 2 de abril, exatamente 6 meses antes das eleições.
Diante desse cenário, cabe mencionar que na semana passada, Roma se filiou ao PL e anunciou que é pré-candidato ao Executivo baiano.
Novo nome para o Ministério da Cidadania
De acordo com o atual ministro, Bento foi escolhido para substituí-lo porque já conhece o Ministério da Cidadania e, portanto, pode dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.
“O presidente Jair Bolsonaro quis dar um caráter bem técnico a essas sucessões, tanto que todos os ministros que saíram foram substituídos por pessoas que já estavam na estrutura. O importante é dar sequência a um trabalho importante que triplicou os recursos de transferência de renda do Brasil, que zerou a fila do programa social e da área social do governo, que é tão importante para todos os brasileiros”, afirmou Roma.
Outras movimentações
Além de Roma, outros ministros de Bolsonaro acertaram a ida ao PL recentemente, como Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), que deve concorrer ao governo do Rio Grande do Sul.
Já Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Damares Alves (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) se filiaram ao Republicanos.
Segundo Roma, os dois partidos trabalharão para impulsionar a candidatura de Bolsonaro à reeleição.
“Fico muito feliz de termos conseguido estruturar uma equação que encontra apenas vencedores. A minha ida para o PL e a ida do Tarcísio e Damares ao Republicanos mostram a confiança de todos. Estamos de fato remando para o mesmo caminho, de um Brasil que queremos consolidar com essas conquistas e em defesa da nossa população”, declarou.
Auxílio Brasil
Para quem não está familiarizado, o Ministério da Cidadania é a pasta responsável pelo comando do Programa Auxílio Brasil, seleção de beneficiários e repasse da lista para a Caixa Econômica Federal aplicar os pagamentos.
Veja também: Caixa Tem: Não consegue acesso ao novo crédito? Veja o primeiro passo a seguir