O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (06), que o Brasil não deve tentar interferir na guerra travada entre a Rússia e a Ucrânia, destacando ainda que o país tem suas próprias batalhas internas para serem enfrentadas. De acordo com Lula, o Brasil é um país “amigo” de todas as outras nações e, justamente por isso, tem de ficar neutro na guerra.
Lula afirma que vai manter Nísia Trindade no Ministério da Saúde até quando ele quiser
“O Brasil gosta de todo mundo e todo mundo gosta do Brasil. E é por isso que eu não quero me meter na questão da guerra da Ucrânia e da Rússia”, disse Lula. Segundo Lula, que deu sua declaração durante um evento em Brasília, ao invés de gastar recursos com o conflito internacional, o Brasil deve focar em combater seus próprios problemas.
“A minha guerra é aqui, é contra a fome, o desemprego, a pobreza”, começou Lula. “Por que eu vou me preocupar com a briga dos outros? Eu vou me preocupar com a minha briga”, completou Lula, que além de dizer que o Brasil deve se aproveitar de seu protagonismo, destacou que o país deve fazer uso de seu papel no cenário mundial para se desenvolver e atrair capital estrangeiro.
Ainda na ocasião, o chefe do Executivo relatou que, na sua visão, o país passou os últimos seis anos “isolado do mundo”, mas agora, com a sua volta, retornou ao cenário internacional — a fala do presidente foi em alusão ao tempo que o Brasil foi governado por Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
“O Brasil tem a chance que jamais teve. O fato de o Brasil ter ficado isolado durante esses últimos seis anos deu ao mundo uma sede, necessidade, do Brasil, e nós precisamos tirar proveito, porque o Brasil não tem contencioso com ninguém”, disse Lula.
Na semana passada, o petista também havia comentado sobre os conflitos na Ucrânia. Na ocasião, ele disparou que a guerra foi provocada pelo presidente russo, Vladimir Putin. Apesar disso, ele ressaltou que o dinheiro investido pelas potências no conflito deveria ser usado para garantir a paz e a qualidade de vida.
“Não é possível a gente conviver com desigualdade, não é possível a gente não consertar o planeta Terra. Estamos vendo a guerra da Ucrânia com a Rússia, provocada pela Rússia, mas o dinheiro que eles têm para gastar em guerra seria muito mais útil se fosse utilizado para gastar na paz, garantindo emprego, salário, garantindo melhoria da qualidade de vida”, disse Lula na oportunidade.
Leia também: Governo pode publicar decreto mantendo segurança de Janja com PF