O Minha Casa Minha Vida é um programa criado em 2009, pelo Governo Federal, tem como base a democratização da moradia para todos os brasileiros. Na ocasião, quem comandava o Executivo Nacional era o presidente Lula (PT).
Em 2019, após Jair Messias Bolsonaro assumir o cargo de Presidente da República, o programa Minha Casa Minha Vida alterou de nome e passou a se chamar “Casa Verde Amarela”, com poucas modificações, como a adição de mais uma faixa de renda.
Com a volta de Lula ao Executivo Federal, o Minha Casa Minha Vida está sendo retomado em 2023. O Governo atual optou por manter a faixa de renda criada por Bolsonaro.
Apesar disso, o programa vai priorizar as famílias de baixa renda. Ou seja, a faixa de renda 1 do programa, que não estava sendo contemplada pelo projeto nos últimos anos. Com isso, existirão algumas mudanças com a volta do programa em 2023, VEJA MAIS!
Minha Casa Minha Vida, saiba tudo do programa em 2023
Primeiramente, é importante deixar claro que o programa Minha Casa Minha Vida é destinado à população de baixa renda. Conforme mencionado anteriormente, o Governo Federal vai priorizar a faixa de renda 1.
Nesse sentido, aqueles que recebem até R$ 2640,00, por mês. Antes este valor era de R$ 1.800,00, mas o Governo reajustou a tabela. O público pode obter uma casa com até 95% de desconto.
As outras faixas de renda devem ganhar entre R$ 2640,01 e R$ 8.000,00 para participarem do programa. A faixa 1 deve possuir uma inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A inscrição no Minha Casa Minha Vida é feita de forma automática, de acordo com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
Por outro lado, as faixas 2 e 3 devem procurar pela Caixa Econômica Federal ou por alguma imobiliária que ofereça o bem pelo Minha Casa Minha Vida. Dessa forma, haverá a necessidade de apresentar alguns documentos, que comprovem renda, situação familiar, entre outros.
De acordo com o Governo Federal, as prioridades neste ano são as pessoas da faixa 1, locais em áreas de risco e obras inacabadas do Minha Casa Minha Vida.
Veja os documentos necessários para dar entrada no programa
Confira a lista de documentos solicitados para quem deseja usufruir do Minha Casa Minha Vida.
- CPF ou;
- RG ou;
- CNH ou;
- Carteira de Trabalho (CTPS) ou;
- Certidão de nascimento ou de casamento.
Além do mais, o interessado em comprar um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida, deve apresentar outros documentos, sobre o imóvel que vai ser adquirido.
- É necessário apresentar comprovação dos últimos 3 meses trabalhados, através de uma documentação, como a CTPS;
- Declaração de imposto de renda (a última);
- Comprovante de residência;
- Documentos da obra, que podem ser: declaração elétrica e de esgoto, descrição orçamentária, documentos da construtora ou responsável, entre outros ou;
- A certidão de logradouro, que é emitida pela prefeitura ou;
- Por fim, o contrato de compra ou venda do imóvel, bem como a sua matrícula atualizada.