O resultado poderia ter sido outro. Houve motivos de sobra para o Ibovespa ter afundado nesta terça-feira (3). No entanto, o salto das ações da mineradora Vale salvaram o principal índice acionário da bolsa brasileira no dia. A saber, os papéis da Vale concentram mais de 12% da carteira do índice.
Em resumo, o Ibovespa subiu 0,87%, encerrando o dia aos 123.577 pontos. Na semana, acumula valorização de 1,46%. E estes resultados não refletem o caos interno que aflige o Brasil. De um lado, os investidores temem o calote dos precatórios. Do outro, o presidente Jair Bolsonaro faz acusações contra o sistema eleitoral brasileiro dia sim, dia também.
Na véspera de ano eleitoral, e vendo sua popularidade cair a cada nova pesquisa divulgada, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na última sexta-feira (30) que o valor do Bolsa Família deve subir. Em mais uma tentativa de angariar votos, o presidente afirmou que o programa assistencial deve ter um aumento de 50% no seu valor médio, que atualmente é de R$ 192.
Essas declarações reacenderam os temores dos investidores com a situação fiscal do Brasil. Em suma, o medo do calote nos precatórios voltou com força, uma vez que essa era a ideia para financiar o Renda Cidadã, no ano passado. Aliás, o ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios deverá ser apresentada ao Congresso Nacional nos próximos dias.
Para completar, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) deverá se reunir nesta quarta-feira (4) para definira política monetária do país. A expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, suba 1,0 ponto. E, quanto mais alta, menos atraente fica o mercado de renda variável.
39 das 84 ações do Ibovespa caem nesta terça
Das 84 ações do Ibovespa, 39 fecharam o pregão no vermelho. Contudo, os avanços registrados conseguiram salvar o índice no dia. Entre compras e vendas, os papéis movimentaram R$ 23 bilhões, valor um pouco menor que a média diária de 2021.
A saber, os avanços mais expressivos desta terça vieram de: Vale ON (3,41%), Bradespar PN (2,98%), Gerdau PN (2,67%), BB Seguridade ON (2,57%) e B3 ON (2,50%). Em contrapartida, os maiores tombos foram de: Americanas S.A ON (-4,39%), Lojas Americanas PN (-3,30%), SulAmérica units (-2,52%), MRV ON (-1,88%) e Yduqs ON (-1,79%).
Por fim, vale destacar a forte alta dos papéis da Vale, impulsionados pela recuperação do preço internacional do minério de ferro. Do lado das quedas, a Lojas Americanas segue amargando os piores resultados, assim como aconteceu em julho.
Leia Mais: Atividade industrial da China despenca para o menor nível em 15 meses