Na tarde do último domingo, 26, 39 mineiros ficaram presos na mina subterrânea Totten, no Canadá. A prisão ocorreu após um acidente envolvendo uma pá escavadeira que estava sendo transportada pelo acesso à mina que se desprendeu bloqueando a única entrada e saída.
Os trabalhadores ficaram presos em uma profundidade entre 900 a 1.200 metros. A intenção da mineradora era que todos os funcionários da Vale fossem resgatados até a noite da última segunda-feira, 27. No entanto, somente na manhã de terça-feira, 28, foi informado o resgate de 19 dos 39 mineradores presos.
Basicamente, o causador do problema foi a quebra do sistema de elevadores. A mina Totten é gerenciada pela Vale, e é responsável por empregar cerca de 200 pessoas na produção de metais como, cobre, níquel, entre outros. Nenhum mineiro foi ferido durante o período em que ficaram presos, e tiveram acesso à água e comida.
Os esforços para o resgate começaram na segunda-feira. Os mineiros, consumidos pelo cansaço, recorreram aos arreios para montaria com o propósito de se manterem sentados, podendo descansar brevemente durante uma escalada de um quilômetro. Os primeiros quatro mineiros conseguiram chegar à superfície na madrugada de terça-feira, 28.
Na oportunidade, a Vale reforçou que os mineiros foram retirados da mina subterrânea através de um sistema de escala de saída secundária. No entanto, receberam todo o apoio externo de uma equipe da empresa. “Ninguém está ferido, o que é nossa preocupação número um, e os trabalhadores tiveram e continuam tendo acesso a água, alimentos e remédios”, notificou a companhia.
Em complemento, o oficial chefe de resgate de minas da Ontario Mine Rescue, Shawn Rideout, declarou que os trabalhadores permaneceram no poço da mina por mais de 35 horas antes de iniciarem a escalada. Ele explicou que a subida poderia levar até dez horas, já considerando paradas de descanso a cada 100 metros em caso de necessidade.
Logo após o incidente, os mineiros que conseguiram retornar para o térreo, foram enviados a postos de refúgio como parte do protocolo de segurança. A empresa brasileira com filial no Canadá ressaltou que tem executado todos os trâmites necessários para garantir a segurança de todos, e que em breve, publicará novas informações.
Após permanecerem no subsolo por quase três dias, todos os 39 mineiros chegaram à superfície na manhã desta quarta-feira, 29. Na ocasião, foram recepcionados por autoridades e parentes que estavam aflitos.
Segundo Shawn Rideout, o último dos quatro mineiros que restaram ao resgate voltaram para a superfície às 04h45 de hoje, 28. De acordo com um dos mineiros resgatados, Kyle Arcand, o momento de maior ansiedade foi durante a escalada.
Todas as operações executadas da mina Tottem em Sudburry, Ontário, foram responsáveis pela manutenção de dezenas de trabalhadores na mineiro. Como medida preventiva, a Vale informou que fará uma avaliação geral, antes de retomarem a confusão.
Vale mencionar que a mineradora brasileira no Canadá foi fechada temporariamente, reabrindo de 15 em 15 dias, A estimativa para os primeiros seis meses giram em torno de 3,6 mil toneladas de níquel refinado foram retirados do local.