Se o milho engorda ou emagrece, tem, de fato, um concentrado de energia. O milho contém três vezes mais vitamina B do que o vegetal fresco médio. Paralelamente, o cereal é rico em vitamina A, cujo papel é impulsionar o sistema imunológico, melhorar a visão e cuidar da gengiva e da pele.
É um poderoso antioxidante e, portanto, se trata de uma das virtudes mais importantes do milho. O consumo regular da famosa espiga amarela pode limitar o aparecimento de doenças decorrentes da idade avançada, como a osteoartrite, e reduzir o risco de problemas cardiovasculares.
Milho engorda ou emagrece?
Para entender se o milho engorda ou emagrece é preciso, antes, pensar na sua saúde. Se você precisa de um auxílio para equilibrar a dieta, o milho pode ser excelente. Rico em potássio, o milho promove a eliminação de toxinas. Na luta contra pedras, gota, cistite, nada iguala!
Mas tenha em mente que nada em excesso é bom. Por isso, use o alimento com sabedoria e equilíbrio sempre.
Outra boa notícia é que o milho se adequa para quem tem intolerância ao glúten! Rico em luteína e zeaxantina, dois poderosos antioxidantes da família dos carotenóides, o milho protege a retina dos radicais livres e se opõe à degeneração macular.
Como consumir o milho certo?
Para as pessoas que preferem consumir grãos frescos, aprender a distinguir entre espigas boas e ruins é essencial para colher todos os benefícios do milho. Para não se enganar, é melhor escolher o sabugo de milho rodeado de folhas verdes claras, com ponta não desidratada.
Entretanto, quanto aos grãos, devem ser amarelos, de tamanho uniforme e muito brilhantes. Então, na dúvida, também é possível encontrar milho congelado ou enlatado.