Muitos cartões de crédito oferecem programas de milhas para seus usuários. Porém, o que muitos não sabem é que é possível fazer dinheiro com elas. Com essa notícia em mãos, é provável que você já esteja pensando naquelas milhas que expiraram e, de fato, você deixou de ganhar dinheiro com elas. Contudo, vamos explicar tudo sobre esse universo, que ainda é um pouco desconhecido pelos clientes dos cartões de crédito.
Em geral, vale lembrar que cada cartão de crédito possui o seu programa específico e é importantíssimo que você pesquise bem antes de contratar um cartão com essa política. Dessa forma, você tem a certeza de que receberá o máximo de milhas possíveis e, caso não viaje, fará dinheiro com elas.
O que é um programa de milhas aéreas?
Milhas aéreas são programas de fidelidade que cartões de crédito fazem com companhias aéreas do mundo inteiro. O nome vem da distância percorrida pelos aviões, que em vez de usarem quilometragem, usam milhas náuticas. Por isso, esses programas são utilizados por empresas aéreas para tentar fidelizar clientes de empresas de cartão de crédito.
Cada empresa tem a sua política de distribuição. Contudo, de forma geral, você ganha um valor específico de milhas para cada dólar gasto na fatura do cartão. Por isso, quanto maior for a sua fatura, mais você ganha. Além disso, é importante que você escolha o cartão que paga mais milhas por dólar. E nesse quesito, existem diversas empresas que competem entre si. Além de Azul, Gol e Latam, cartões do Grupo Pão de Açúcar também têm programa de milhas, mesmo que não seja uma companhia aérea. Atualmente, o cartão do Pão de Açúcar é o que tem o melhor custo benefício, porém isso pode não durar ou pode mudar a qualquer momento.
Depois de ter o seu cartão e juntar suas milhas, você pode tanto trocar em descontos em passagens, quanto pode vender as suas milhas. Se você optar por essa segunda opção, existem algumas plataformas que ajudarão você nesse caminho.
Como ganhar dinheiro com isso?
É bastante simples ganhar dinheiro com milhas. Mas sempre é preciso entender como esse mercado funciona, para que ninguém engane você no meio do caminho. Isso porque muitas empresas podem explicar de forma errada ou, ainda, você pode cair em algum golpe da internet.
Em tese, empresas e pessoas buscam comprar milhas para viajar. Normalmente, viajar pagando em milhas é mais barato (fica a dica!). Por isso, as empresas compram para pagar menos nas viagens. Por outro lado, pessoas que têm pouca quantidade ou não querem usá-las as vendem para fazer uma renda extra. Juntando esse mercado, é possível transferir suas milhas para outras pessoas. Para isso, algumas pessoas fazem essa transação.
Atualmente, a MaxMilhas é a empresa mais forte nesse setor. Por lá, basta cadastrar seus dados e vender ou comprar as milhas de outras pessoas. O preço varia conforme a procura das pessoas, mas em geral é possível fazer valores relevantes, a depender da sua quantidade acumulada.