O sábado foi de renda extra para quem nasceu em maio. Isso porque os trabalhadores nascidos nesse mês receberam o saque do FGTS diretamente nas suas contas. Vale lembrar que o resgate não precisa ser solicitado e, por isso, mesmo quem não optou por receber o valor teve direito ao pagamento. Essa é a quinta rodada de pagamentos do Governo Federal à população.
A medida faz parte de uma tentativa de retomada da economia. Isso porque o saque do FGTS coloca mais dinheiro nas mãos das pessoas e, com isso, reaquece o comércio no país. Contudo, nem todos têm direito ao pagamento do valor.
Nascidos em maio receberam
Seguindo o calendário de pagamentos estipulado pela Caixa, os nascidos em maio receberam o valor do saque do FGTS. O recebimento foi de, no máximo R$1.000 por trabalhador. Ainda, vale lembrar que o dinheiro não caiu nas poupanças nem nas contas dos bancos dos trabalhadores. Isso porque esse pagamento aconteceu de forma diferente.
Para esse benefício, os pagamentos acontecem de forma automática. Por isso, quem tem dinheiro nas contas do fundo de garantia teve, automaticamente, o direito de receber o valor. O dinheiro cai diretamente nas contas do Caixa Tem, a conta digital do principal banco estatal. Além disso, vale lembrar que, se você não tem conta no aplicativo, a Caixa fez o seu cadastro de forma automática.
Por outro lado, quem tem valores menores que R$1 mil nas contas do FGTS recebeu o valor integral do fundo. Vale lembrar que esse resgate não altera os demais benefícios, como o valor da multa em caso de demissão sem justa causa. Contudo, para quem deseja financiar imóveis e automóveis, o valor do FGTS agora é menor, o que pode dificultar o acesso ao crédito.
Quais os próximos pagamentos do saque do FGTS?
Os pagamentos que aconteceram nesse sábado, 14, são da quinta rodada de pagamentos do saque do FGTS. Por isso, ainda faltam mais 7 pagamentos para contemplar todos os trabalhadores que têm direito. Dessa forma, o calendário se estenderá até o dia 15 de junho, quando recebem os nascidos em dezembro, na última rodada.
Para os nascidos em junho, julho, agosto e setembro, os pagamentos acontecerão ainda nesse mês. Nesses casos, o recebimento acontecerá nos dias 18, 21, 25 e 28 de maio, respectivamente. Contudo, os nascidos em outubro, novembro e dezembro recebem apenas no próximo mês. Para esses grupos, os pagamentos acontecerão nos dias 1, 8 e 15 de junho, respectivamente.
Sobre o que fazer com o dinheiro do saque do FGTS, especialistas são unânimes em afirmar que o primeiro uso é para a quitação de dívidas. Isso porque esse dinheiro pode acabar com as dívidas de cartão de crédito, financiamentos e demais débitos que estejam em aberto. Contudo, para quem está com as contas em dia a recomendação é guardar o dinheiro na reserva de emergência. De forma alguma, segundo especialistas, o dinheiro deve ser usado para fazer compras gerais, dado que o dinheiro faz parte de um colchão financeiro do cidadão para casos de urgência.