Com a privatização da Eletrobrás em pauta, muitos trabalhadores começaram a perceber que o rendimento do FGTS não é encantador. Isso porque o fundo de garantia paga pouco. Contudo, quem se deu conta nas privatizações da Petrobrás e da Vale se deu bem até agora. Com a nova rodada de captação, o governo permitiu que os investidores tirem o dinheiro dessas empresas e coloquem na Eletrobrás.
Contudo, será que vale a pena fazer isso? Para responder à pergunta, é preciso fazer alguns questionamentos sobre o seu perfil de investimentos. Além disso, o investidor precisa analisar o atual cenário das três empresas.
Entenda o seu perfil de investidor para comprar Eletrobrás
Quando você abre conta em uma corretora, a ANBIMA e a CVM obrigam que você faça o perfil de investidor. Isso porque, segundo os órgãos reguladores, elas são proibidas de comercializar produtos que não se adequem ao seu perfil. Como isso serve para os investimentos em geral, a mesma regra deve ser usada para a privatização da Eletrobrás.
Caso você ainda não não saiba o seu perfil de investidor, basta abrir uma conta gratuita em qualquer corretora. O resultado tem três possibilidades: conservador, moderado e arrojado. No caso de um perfil conservador, especialistas recomendam apenas ativos de renda fixa, que são os mais seguros do mercado. Para o perfil moderado e arrojado, já começam a ser recomendados ativos de renda variável, como é o caso das ações da Eletrobrás. Contudo, o percentual de valor investido muda de um perfil para outro.
Dessa forma, se você tem um perfil moderado, especialistas aconselham deixar poucos valores nas ações. Por outro lado, se o seu perfil é arrojado, você pode arriscar um pouco mais. Contudo, nenhum especialista recomenda o investimento de 50% do FGTS nas ações da Eletrobrás.
E vale a pena tirar da Petrobrás e da Vale?
Com a privatização, o Governo Federal também permitiu que o investidor resgate o valor da Petrobrás e da Vale para investir na empresa de energia. Contudo, para analisar esse caso, o investidor precisa ficar atento ao atual cenário das duas empresas, bem como o cenário da Eletrobrás.
No caso da Vale, analistas recomendam manter o dinheiro na mineradora. Com isso, não vale a pena tirar valor da Vale para investir na Eletrobrás. Segundo analistas, o atual momento é de um cenário favorável às commodities, que fazem com que a Vale tenha uma grande possibilidade de crescimento ao longo desse ano. Por outro lado, resgatar da Petrobrás para investir na Eletrobrás gera divergências. Isso porque existe a chance de a empresa crescer muito, principalmente por conta da alta do petróleo no mercado internacional. Contudo, tanto Jair Bolsonaro, quanto Lula, os dois favoritos até agora na corrida presidencial, dão indícios que farão intervenções na companhia. Por isso, é preciso pensar bem antes de fazer esse movimento.
A reserva das ações da Eletrobrás vão até o dia 8 de junho, próxima quarta-feira. Vale lembrar que você pode solicitar pelo aplicativo do Meu FGTS e entrar em contato com os fundos.