A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (14) o seu mais novo sistema operacional. Trata-se do Windows 365, cujo lançamento acontecerá em 2 de agosto. A saber, a versão será em nuvem para empresas e organizações, que terão mais facilidade para acessar arquivos e documentos digitais.
Em resumo, o Windows 365 permitirá, por exemplo, a criação de documentos através do computador e a finalização deste arquivo através do celular ou tablet, exatamente de onde parou. Aliás, este sistema operacional estará na nuvem, o que significa que não haverá a necessidade de baixá-lo e instalá-lo no computador.
Vale destacar que este sistema operacional estará presente no Windows 10, versão mais atual da Microsoft, e no Windows 11, cuja disponibilização começará em 2022. Por falar em Windows 10, a companhia anunciou em meados de junho o fim do suporte para o sistema operacional a partir de 2025.
Quem tiver interesse em acessar o Windows 365, poderá fazê-lo através de um PC, celular ou iPhone. Para isso, há duas condições: conexão com a internet e compatibilidade do browser com HTML 5. “Esta abordagem cria uma categoria de computação pessoal totalmente nova, especificamente para o mundo híbrido: o Cloud PC (computador em nuvem)”, afirmou a Microsoft.
Veja mais detalhes do Windows 365
O anúncio feito pela companhia mostra que a pandemia da Covid-19 conseguiu alterar as relações de trabalho vigentes até então. Em suma, a pandemia obrigou diversas empresas a modificarem o trabalho de seus colaboradores para a modalidade home office.
Agora, com a retomada das atividade econômicas, muitos trabalhadores agora atuam de maneira híbrida, intercalando trabalhos remotos com presenciais. “A capacidade de trabalhar a qualquer hora, de qualquer maneira, e em qualquer lugar onde seja necessário tornou-se o novo normal”, disse o gerente geral do Microsoft 365, Wangui McKelvey.
“Todos os funcionários querem uma tecnologia familiar, fácil de usar e disponível em todos os dispositivos. E no ambiente de cibersegurança mais complexo que já vimos, as empresas precisam de uma solução que ajude seus funcionários a colaborar, compartilhar e criar, além de manter seus dados seguros e protegidos”, acrescentou.
Por fim, a Microsoft afirmou que espera facilitar a vida das empresas e organizações com o Windows 365. A saber, a companhia torce para que o sistema operacional seja usado por pequenas empresas ou escolas de maneira simples, sem o intermédio de profissionais de TI.
Leia Mais: Economia dos EUA mostra maior recuperação entre maio e julho, aponta Fed