Microempreendedores Individuais inadimplentes vão ser inscritos na dívida ativa da união. Porém, o prazo para regularizar situação vence no dia 31 de agosto. Logo, os MEIs, Microempreendedores Individuais, têm até o final do mês para quitar débitos com o INSS, ISS e ICMS. As informações são da Agência Brasil.
A partir de setembro, a Receita Federal anunciou que vai inscrever os inadimplentes na dívida ativa. Com isso, o MEI pode ter o CNPJ cancelado, deixa de ter direito a benefícios do INSS como o auxílio-doença e aposentadoria, é excluído do regime de tributação do Simples Nacional, com alíquotas mais baixas de imposto. Além disso, ele pode enfrentar dificuldades para conseguir financiamentos e empréstimos.
Da mesma forma, a dívida aumenta. Quem tem pendência com a previdência social vai ser cobrado na justiça e tem que pagar pelo menos 20% a mais sobre o valor da dívida para cobrir os gastos da União com o processo.
Saiba mais sobre a situação de microempreendedores individuais inadimplentes
No caso do ISS, imposto municipal, e do ICMS, imposto estadual, o CNPJ do microempreendedor vai ser enviado para os governos locais e poderá ser inscrito como inadimplente na dívida ativa estadual ou municipal e ter que pagar mais multas sobre o valor devido.
Para quitar as dívidas, o microempreendedor pode emitir um DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, no portal do Simples Nacional. No site também existe a opção de parcelamento da dívida. O DAS também pode ser emitido pelo Aplicativo MEI disponível para celulares Android ou IOS.
Segundo a Receita Federal, existem mais de 4 milhões e 300 mil microempreendedores individuais inadimplentes. Dessa forma, o número representa quase um terço do total de MEIS registrados no país. Em média, cada um deles deve um pouco mais de mil reais. Só em junho, metade dos 12,4 milhões de MEIs deixaram de pagar as contas dentro do prazo.
O que você achou da notícia? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o artigo nas redes sociais!
Leia mais: Perda de faturamento atinge 82% de microempreendedores individuais, MEI
Paçoca no pote: receita deliciosa e perfeita para empreender; confira
Pequenos negócios industriais têm dificuldades para conseguir crédito