O ex-presidente do Brasil Michel Temer (MDB) e o pré-candidato ao Palácio do Planalto Sergio Moro (Podemos) se encontraram nesta sexta-feira (18) para discutir as eleições deste ano. De acordo com as informações, o encontro aconteceu no escritório do ex-chefe do Executivo, em São Paulo.
Conforme apontou o jornal “Estadão”, Michel Temer recomendou que Sergio Moro passe a procurar políticos diretamente para conversar. Não suficiente, o ex-presidente indicou que o ex-ministro deve passar a tratar a terceira via como uma “homenagem ao eleitor”.
Essa “homenagem ao eleitor”, na visão de Michel Temer, nada mais é do que se trabalhar com foco em mostrar para as pessoas que existe hoje uma opção além de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que hoje estão bem distantes dos outros concorrentes nas pesquisas eleitorais.
Ainda no encontro, Michel Temer ressaltou que a disputa nesta eleição não deve ser nem “anti-Lula”, nem “anti-Bolsonaro”. Isso porque, para o ex-presidente, os candidatos devem focar nos brasileiros, fazendo com que as eleições sejam a “favor do eleitor “.
Durante a reunião, Sergio Moro, ex-juiz da Operação Lava Jato, afirmou ter estudado Direito Constitucional a partir dos livros de Michel Temer, considerado um dos grandes constitucionalistas brasileiros.
Sergio Moro e a Terceira Via
Também nesta sexta, Sergio Moro teve um encontro com outros dois pré-candidatos à Presidência da República: Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe D’Avila (Novo). Juntos, eles acenaram positivamente para a possibilidade da construção de uma terceira via.
O foco dessa união é derrotar o que chamaram de “populismo” e “polarização” entre Lula e Bolsonaro. Apesar da possibilidade, nenhum dos três explicou quando essa aliança poderia ser concretizada, muito menos quem seria o candidato responsável por encabeçar essa via alternativa.
Conforme apontaram as últimas pesquisas do Datafolha, apresentadas em dezembro, juntos, Sergio Moro, Simone Tebet e Luiz Felipe D’Avila somam dez pontos percentuais. Destes, nove são do ex-juiz federal e um ponto de Simone Tebet, que hoje é senadora.
Na mesma pesquisa, foi possível constatar que os dois mais lembrados são Lula e Bolsonaro. O ex-presidente aparece com 48% enquanto o atual chefe do Executivo soma 22%. Pela margem de erro, a pesquisa mostra que Lula poderia vencer as eleições já no primeiro turno.
Leia também: TCU aponta contradições de Sergio Moro em pagamentos recebidos em consultoria