O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável pelo pagamento de mais de 36 milhões de benefícios, o que totalizou R$ 757 bilhões em 2021, tem investido cada vez mais na modernização dos seus serviços para facilitar a vida dos segurados. Aqui então entra o ‘Meu INSS’, que pode ser acessado pela internet ou por aplicativo para celulares e tablets, e disponibiliza ao cidadão 95% dos serviços oferecidos pelo Instituto.
Número de atendimentos com o ‘Meu INSS’
Vale destacar o número de acessos ao ‘Meu INSS’ no ano passado: foram 429.480.478.
Ainda mais, a assistente virtual Helô orientou 23.514.294 cidadãos sobre como usar a plataforma.
Já para aqueles que não possuem meios para acessar a central de serviços, com uso de celulares e internet, para esclarecimento de dúvidas, o INSS criou, no final de 2021, o autoatendimento orientado que é realizado nas Agências da Previdência Social (APS).
Além disso, por meio do telefone 135, o cidadão também tem acesso a alguns serviços, pode tirar dúvidas e também solicitar agendamentos. A saber, em 2021, a central realizou um número de 72.724.197 atendimentos.
É preciso salientar que mesmo que os serviços possam ser acessados de forma remota, o segurado tem ainda a opção de agendar um atendimento em uma das 1.553 agências em todo o Brasil.
Em 2021, os servidores do INSS realizaram 429.480.478 atendimentos presenciais.
Como acessar o aplicativo?
Saiba que ele pode ser obtido gratuitamente nas lojas de aplicativos, onde você deve buscar por ‘Meu INSS’ para fazer o download no seu celular ou tablet.
Você ainda tem a opção de visitar o Portal do Meu INSS na internet neste link.
Para criar o cadastro no aplicativo ou no site você deve informar os seguintes dados: número do seu CPF, nome completo, data e local onde nasceu e nome completo da mãe.
Confira a lista de alguns dos serviços que você vai encontrar:
- Consulta de benefícios;
- Aposentadoria por Idade;
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Salário maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Agendar prova de vida;
- Benefícios Assistenciais;
- Certidão de tempo de contribuição;
- Alterar local ou forma de pagamento;
- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
- Solicitar pagamento de benefício não recebido;
- Recurso e revisão.
Com informações do Ministério do Trabalho e Previdência
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