Os impostos são umas das principais contas que preocupam os brasileiros no início de ano. Assim, conseguir a isenção de IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor) pode representar um alívio para muitos motoristas. A previsão é de que a partir do ano que vem milhares de proprietários de veículos consigam garantir a isenção desse tributo.
Essa é uma obrigação que acompanha, por muitos anos, quem adquire um carro, pois todo começo de ano, é a mesma coisa, o compromisso está lá, gerando preocupação. Sendo assim, milhares de brasileiros necessitam efetuar o pagamento de uma porcentagem do valor do veículo para contribuir com o estado.
Contudo, a possibilidade de não precisar fazer esse pagamento, pode ser uma realidade para muitos brasileiros no ano de 2024.
Quer entender como funciona essa isenção e saber se o seu veículo está na lista dos que não vão pagar IPVA no próximo ano? Continue a leitura do texto até o final!
Possibilidade de Isenção do IPVA em 2024
Embora o IPVA seja uma preocupação só para o próximo ano, existem brasileiros que gostam de manter uma organização com todas as obrigações financeiras anotadas.
Desse modo, para aqueles que são proprietários de veículos e que gostam de planejar com antecedência os compromissos financeiros, essa discussão nesse momento é pertinente. Especialmente, sabendo que é possível que muitos proprietários de veículos fiquem livres dessa obrigação financeira, garantindo a isenção de IPVA em 2024.
Essa possibilidade tem ligação com a data que o veículo saiu de fábrica e também com a localidade onde o motorista reside. Portanto, muitos proprietários que pagaram o imposto neste ano, têm a chance de não ter compromisso com a contribuição no próximo ano.
Como conseguir a isenção do IPVA no próximo ano?
Conforme mencionamos anteriormente, uma das maneiras mais habituais de conseguir a isenção desse tributo é por meio da idade do automóvel, ou seja, o ano de fabricação do veículo é o fator que mais contribui para a isenção do IPVA. Isso acontece, em virtude de uma medida que muitos estados brasileiros adotam, isentando os veículos de pagar essa taxa, usando como base o ano de fabricação do carro.
Contudo, cabe ressaltar que essa taxação é um encargo estadual, sendo assim, cada ente da federação pode estipular suas próprias regras para a concessão ou não dessa isenção.
Dessa forma existem estados que isentam do pagamento do imposto veículos com 10, alguns com 15 anos de fabricação. Outros oferecem o benefício com 18 anos, ainda tem os que só oferecem isenção após 30 anos de fabricação. Além disso, tem aqueles que nunca oferecem isenção considerando a idade do veículo.
Isenção do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor para PCDs
Outra maneira bastante comum de conseguir a isenção do IPVA é através da comprovação de alguma deficiência ou alguma doença, pois PCDs e pessoas com algumas doenças específicas, são isentas de pagar o imposto veicular.
A saber, no estado de São Paulo, os motoristas que comprovaram a deficiência e conseguiram ficar isentos da taxação em anos anteriores, a renovação do benefício acontece de forma automática, desde que não haja troca de veículo. Entretanto, se houver a troca de automóvel, haverá a necessidade de solicitar a isenção outra vez.
Agora que você sabe que alguns estados oferecem a isenção do IPVA, corra para descobrir qual é o critério de seu estado, e saber se o seu carro está isento. Volte para mais informações.