Se você fez o cadastro no CadÚnico a pouco tempo, é bem provável que ele tenha sido aprovado e você receberá o pagamento no mês de novembro. Por isso, hoje vamos indicar como proceder após a aprovação do cadastro do Auxílio Brasil.
Como saber se o cadastro foi aprovado do Auxílio Brasil?
O Auxílio Brasil é um benefício concedido pelo governo federal, sob gerenciamento do Ministério da Cidadania, e é pago pela CEF (Caixa Econômica Federal).
Para saber se houve aprovação do seu cadastro para o recebimento do Auxílio Brasil, é preciso que você utilize dos seguintes canais de atendimento para confirmar:
- Site ou aplicativo do Auxílio Brasil;
- Agências da Previdência Social;
- Telefone 121, que é a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania;
- Telefone 111, que é Central de Relacionamento da CEF para benefícios;
- Aplicativo do Caixa Tem.
Se optar por utilizar as ligações telefônicas, deverá ter em mãos o CPF, ele será necessário para localizar o seu benefício.
Como utilizar o aplicativo Auxílio Brasil para saber sobre a aprovação do benefício?
Se você optar por utilizar o aplicativo do Auxílio Brasil, pode baixar no seu celular a partir da loja de aplicativos, de maneira gratuita, e deverá, portanto, realizar o cadastro no site gov.br.
Assim:
- Baixe o aplicativo do Auxílio Brasil no celular;
- Faça o login inserindo o número do seu CPF e a senha cadastrada no gov.br. Se você não tiver essa senha cadastrada, o aplicativo irá redirecionar para que você cadastre uma senha. E em seguida volte à tela de login e insira a senha cadastrada;
- Você irá fazer a consulta sobre o benefício, bem como a data de pagamento e o valor a ser pago. Por que além do valor base de R$600,00, há a possibilidade de você ser incluído em alguns dos outros 9 benefícios que complementam o valor base.
Como utilizar o aplicativo Caixa Tem para saber se o benefício foi aprovado?
O aplicativo Caixa Tem poderá oferecer as seguintes informações: data de pagamento do benefício e o valor a receber.
Como fazer para receber o Auxílio Brasil?
O órgão responsável para fazer o pagamento do benefício, é a CEF. Dessa forma, o pagamento do auxílio é feito nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com o último número do NIS, antes do dígito verificador.
A CEF disponibiliza os pagamentos numa Conta Poupança Social Digital, que possui gerenciamento pelo aplicativo do Caixa Tem. Assim, é possível que você utilize o aplicativo para fazer diferentes operações bancárias como:
- Fazer o pagamento de boletos utilizando o código de barras;
- Fazer pagamentos utilizando o pix, ou o QR Code;
- Pagar compras utilizando o cartão de débito virtual;
- Fazer transferência de valores para outra conta da CEF e de outros bancos sem custo;
- Fazer saques utilizando lotéricas, agências da caixa, caixas eletrônicos e 24 horas, além de agências credenciadas pela CEF.
Por fim, saiba também que os pagamentos deste mês iniciaram no dia 17/11 para famílias que têm NIS final 1 e finalizarão no dia 30/11 para famílias que possuem NIS com final 0.