Uma das palavras mais comentadas em 2022 nos investimentos é metaverso. Isso porque as grandes empresas estão se movimentando para se colocarem nesse novo mundo. Além de envolver todo um universo novo, o metaverso criará novas formas de comércio. Além disso, aumentará a quantidade de moedas em circulação, através das criptomoedas.
Por isso, saber o que é esse metaverso pode dar chances maiores de você ter rendimentos com os ativos que estão ligados a esse novo mercado. Nesse texto, vamos falar sobre o metaverso e também mencionar alguns ativos ligados a esse novo mundo.
Afinal, o que é metaverso?
Metaverso é o espelhamento do mundo real em uma realidade virtual. Para os mais atentos aos jogos, é como se você vivesse, em realidade virtual, dentro do jogo The Sims. Mas se você não sabe do que estamos falando, ficará mais claro a partir do exemplo a seguir.
Pense que você liga um jogo e cria o seu boneco. No metaverso, além de fazer isso, você será o seu próprio boneco. E dentro desse novo mundo, você trabalhará, irá em jantares e festas e, na verdade, fará tudo o que você faz na sua vida real. E apesar de parecer um pouco sem sentido viver isso, pesquisas apontam que essa modalidade de jogo vem ganhando muita força nos últimos anos, com destaque a 2021.
Porém, para fazer as suas compras e receber o seu salário dentro do jogo, é preciso uma moeda em circulação. E, ao contrário dos jogos tradicionais, no metaverso as moedas têm valor real e podem ser convertidas para dólar, euro ou real, por exemplo. São as chamadas criptomoedas do metaverso.
Como investir nesses ativos?
Para investir no metaverso, existem algumas criptomoedas, ações de empresas e também NFT que você pode comprar para entrar nesse mundo. Apesar da simplicidade, alguns conceitos ainda são bastante abstratos para a maioria dos investidores. E é assim mesmo. É preciso estudar os ativos antes de comprá-los.
Mas a forma mais rápida e comum de entrar no metaverso é comprando as criptomoedas desse mundo. Como cada empresa pode criar seu próprio metaverso, cada uma também cria uma própria criptomoeda. São exemplos de criptomoedas desse mundo a Axie Infinity (AXIS), The Sandbox (SAND) e a token Gala (GALA).
Por outro lado, nada impede de você investir em ações das empresas que criam os metaversos ou, ainda, que entrarão nela. É o caso da Meta (antiga Facebook), Disney, Microsoft, Boeing e até o Banco do Brasil, que entrou com agências bancárias nesse mundo. Além disso, é importante lembrar que para o metaverso existir, é preciso diversos equipamentos eletrônicos, que são produzidos por empresas como a Nvidia.
É claro que os ativos aqui citados são apenas uma referência. Conforme falamos acima, é preciso que você estude essas ações antes de colocar qualquer valor nelas. Além disso, entenda que as criptomoedas são bastante voláteis e podem dar perdas grandes. Por outro lado, se o preço dela subir, pode subir bastante também.