Começa de forma oficial, no próximo dia primeiro de janeiro, o terceiro mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições registradas em outubro deste ano. Nesta quinta-feira (08), uma pesquisa do instituto Ipec revelou que pelo menos metade da população brasileira está esperançosa com a gestão do petista.
Lula deve ter mais chefes de Estado em sua posse do que Bolsonaro em 2018
De acordo com um levantamento feito pelo instituto, pessoas foram entrevistas nesta semana e perguntadas sobre qual a sua expectativa para o desempenho da gestão de Lula, que volta ao Executivo após 12 anos. Ao todo, 50% dos questionados confessaram que acreditam que a gestão de Lula será ótima ou boa. Confira os números:
- Ótimo: 18%;
- Bom: 32%;
- Regular: 20%;
- Ruim: 7%;
- Péssimo: 18%;
- Não sabe/ não respondeu: 5%.
De acordo com o Ipec, para se chegar aos percentuais, profissionais do instituto ouviram cerca de duas mil pessoas em 126 cidades de todo país. Isso, entre o primeiro e quinto dia deste mês de dezembro. Conforme a entidade, as pessoas que falaram da expectativa sobre o governo Lula, também foram questionadas sobre o atual governo de Bolsonaro.
Segundo o Ipec, dos entrevistados, 39% avaliam a gestão de Bolsonaro como sendo ótima ou boa e 36% como ruim ou péssimo. Essas pessoas também foram perguntadas se, em suas opiniões, Lula está no caminho certo ou errado, considerando o que vem anunciando e planejando até aqui.
Conforme o instituto, 58% das pessoas disseram que Lula, que hoje está em Brasília ajudando a equipe que cuida da transição entre os governos, está no caminho certo. Em contrapartida, 33% avaliam que o petista está indo no caminho errado, enquanto 9% não souberam ou não preferiram responder.
Por fim, o Ipec ainda perguntou para os entrevistados como eles acreditam que será o governo Lula em comparação aos seus dois mandatos anteriores. Dos ouvidos, 45% dizem que, em suas visões, a gestão será melhor, 22% disse que será igual, 26% pior e 6% não souberam ou preferiam não responder ao questionamento.
Leia também: Governo Lula estuda transferir segurança presidencial para a PF