Responsável pelo controle estrutural e energético dos seres vivos, o metabolismo sofre interferências de acordo com a idade.
Foi o que revelou um estudo da Universidade de Aberdeen na Escócia em parceria com mais 29 países. O Estudo foi publicado na revista Science e envolveu mais de 6.400 pessoas.
De acordo com o acompanhamento desses indivíduos foi constatado que a chegada da meia-idade não pode ser atribuída ao declínio do metabolismo, visto que neste período ele permanece sem alterações, “sólido como uma rocha”, afirmam os pesquisadores.
Ainda segundo o estudo, o metabolismo passa por picos e quedas ao longo da vida, entre elas:
- Pico: O pico do metabolismo ocorre entre o nascimento até o indivíduo completar 1 ano de idade.
- Desaceleração: Aos 20 anos de idade é possível notar uma desaceleração do processo metabólico, inclusive não há aumento durante a fase da puberdade.
- Estabilidade: Já a fase que o metabolismo se estabiliza tonando-se sólido como uma rocha é entre os 20 a 60 anos. Neste período não ocorre nenhuma mudança significativa.
- Queda: A queda começa a partir dos 90 anos, de forma gradual e anual deixando o metabolismo 26% abaixo do da meia-idade.
Mais sobre o estudo
A pesquisa foi feita com a medição do metabolismo usando a chamada água duplamente marcada.
Esta água duplamente marcada é produzida a partir de formas mais pesadas de átomos de hidrogênio e oxigênio, inclusive, ela pode ser rastreada conforme deixa o corpo.
De acordo com os pesquisadores, esse estudo abre margens para avanços nos cuidados com o corpo, já que pode ajudar a revelar se os cânceres se espalham de maneira diferente conforme as alterações das taxas metabólicas, inclusive se as drogas que modificam o metabolismo podem retardar doenças da velhice.
Mais sobre o metabolismo
Como destacado acima, o metabolismo é usado para descrever as várias reações químicas do organismo que garantem as necessidades estruturais e energéticas de um ser vivo.
Dentre as funções dessas reações temos:
- A síntese e quebra de biomoléculas
- Produção de energia
- Conversão de moléculas dos nutrientes em unidades precursoras de macromoléculas
O metabolismo ocorre em qualquer ser vivo e suas reações podem ser classificadas em dois processos: o anabolismo e o catabolismo.
Ambos os processos são responsáveis tanto para o crescimento como para a manutenção do organismo.
Metabolismo X Peso
Para quem associa o metabolismo com a perda ou aumento do peso saiba que está ligação está totalmente correta. Isso porque o peso corporal de uma pessoa é resultado da diferença entre o catabolismo e o anabolismo.
Exemplificando, a quantidade de energia liberada no corpo após a digestão dos alimentos, nada mais é do que o processo catabolismo e a quantidade de energia que o organismo utiliza é o anabolismo.
Veja também: Autoestima aos 60: Estudo indica maior satisfação corporal a partir da terceira idade