O fim do Auxílio Emergencial impactou, mas não fez a economia do país cair em janeiro. Os analistas estavam portanto esperando um resultado pior. Os dados em questão são do Índice Econômico do Banco Central (IBC-BC).
Esses dados passaram por uma divulgação na última sexta-feira (12). O fim do Auxílio Emergencial acabou influenciando muito o resultado do varejo. De acordo com os dados, essa área caiu 0,2% em janeiro em relação ao que se viu em dezembro.
Isso acontece porque sem o auxílio muita gente não teve dinheiro para comprar produtos no varejo da sua cidade. Mas essa queda não aconteceu apenas por causa do fim do auxílio. É que a alta na inflação também influenciou esse recuo.
E além de tudo isso, há ainda a questão da pandemia do novo coronavírus. É que a situação da saúde pública piorou no país. Assim, muitos governadores estão exigindo os fechamentos de comércios pelo menos por alguns períodos do dia.
Mas o fato é que a queda no varejo acabou não pesando tanto no final das contas. É que o setor de serviços cresceu 0,6%. A produção industrial também passou por um aumento nesse mês de janeiro. O aumento foi de 0,4% nesse mesmo momento.
Auxílio x Economia
Esse é um tema que sempre levantou muita discussão no Brasil. Por um lado, analistas afirmam que o Auxílio Emergencial acabou ajudando a desenvolver a economia local em várias cidades do país no ano passado.
Por outro lado, os analistas também dizem que é importante tomar cuidado com toda a situação fiscal do país. Esses economistas afirmam que o Brasil precisa respeitar esse teto de gastos. Seja como for, o fato é que o Governo Federal está preparando mais uma rodada do Auxílio para o próximo mês de abril.
Leia Mais: Após promulgação, veja o que falta para a liberação do Auxílio Emergencial