A Mercedes-Benz anunciou nesta quarta-feira (18) a venda da sua fábrica em Iracemápolis para a montadora chinesa Great Wall Motors. A saber, a aquisição engloba o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, bem como todos os prédios e equipamentos de produção da fábrica. O valor da negociação não foi divulgado.
De acordo com a empresa alemã, a decisão em vender a fábrica faz parte de uma estratégia da Mercedes para otimizar a rede de produção. Aliás, os proprietários de automóveis premium da marca alemã não precisam se preocupar. Isso porque a venda da fábrica não afeta a atividade da companhia no país, ou seja, os clientes continuarão a receber atendimento pelas dezenas de concessionárias localizadas no Brasil.
Além disso, a Mercedes-Benz também esclareceu que o Campo de Provas e o Centro de Testes, atualmente em fase de construção também em Iracemápolis, não serão afetados. Nesse caso, a construção ocorre em parceria com a Bosch. Da mesma forma, a fábrica de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) também continua com a sua produção normal.
Confira mais detalhes da venda da fábrica
A Mercedes-Benz encerrou as atividades da fábrica em dezembro do ano passado. À época, a empresa alemã citou a “queda significativa nas vendas de automóveis premium” como principal razão para o encerramento da produção de carros no complexo. A propósito, a pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a situação econômica do Brasil em 2020.
“Com a transformação da Companhia e o realinhamento da capacidade produtiva da nossa rede global de produção, estamos aumentando de forma sustentável a nossa eficiência produtiva. Com a Great Wall Motors, encontramos um comprador que dará à fábrica de Iracemápolis e região uma nova perspectiva para o futuro”, explicou um membro do conselho de administração da Mercedes, Jörg Burzer.
Em relação à montadora chinesa Great Wall Motors, o interesse pelo Brasil já havia sido expressado há uma década. Em suma, a marca chegou a anunciar uma fábrica no Brasil, em parceria com o Grupo Caoa. Contudo, o empreendimento não se concretizou. Agora, a Great Wall, maior fabricante de SUVs e picapes da China, possui sua própria fábrica no Brasil.
Leia Mais: Aeroporto de Viracopos tem o maior fluxo de passageiros em 18 meses