As bolsas dos Estados Unidos conseguiram emendar a segunda alta seguida nesta terça-feira (2). Aliás, nos dois pregões desta semana, os firmes avanços dos mercados foram puxados, principalmente, pelas gigantes da tecnologia. A semana está marcada pela divulgação de balanços dos últimos meses de 2020, e o resultado está elevando o otimismo dos investidores.
O que explica essas elevações seguida é o fato de que mais de 80% dos balanços de empresas do índice S&P 500 superaram as expectativas. A saber, 97% desses resultados vêm de empresas de tecnologia, de acordo com dados do IBES, da Refinitiv, uma fornecedora global de dados e infraestrutura do mercado financeiro.
Em resumo, a gigante Alphabet, controladora do Google, e a Amazon.com Inc se destacaram no dia, com altas superiores a 1%. A divulgação de seus balanços trimestrais aconteceu após o fechamento dos mercados. Já em relação ao S&P 500, todos os setores encerraram o dia no azul, com destaque para o índice financeiro, que disparou 2,5% no pregão.
Também vale ressaltar que a atenção dos mercados também ficou voltada para as negociações entre o novo presidente, Joe Biden, e senadores republicanos. Eles tentam definir um novo projeto de lei de apoio ao combate à pandemia da Covid-19 no país. Isso sem esquecer o pacote de US$ 1,9 trilhão proposto pelo democrata, mas que ainda não possui data para liberação.
Veja as variações dos mercados americanos
Nesse cenário otimista para os investidores, as bolsas acabaram refletindo o sentimento geral e fecharam o dia em alta. Em suma, o índice S&P 500 teve a menor elevação do dia (1,39%), seguido pelo índice de tecnologia Nasdaq (1,56%) e pelo índice S&P 500 (1,57%), que tiveram quase a mesma elevação percentual. Por fim, todos os índices acumulam ganhos em 2020, com o S&P 500 subindo 1,86% neste ano, o Dow Jones avançando, até agora, 2,86%, e o Nasdaq, disparando 5,56%.
LEIA MAIS
Dólar cai novamente, puxado por resultado das eleições no Congresso Nacional
Ibovespa emenda segunda alta seguida, com otimismo vindo de Brasília