As bolsas de valores de Nova Iorque podem comemorar nesta segunda-feira (8). Hoje, encerraram o pregão em suas máximas recordes de fechamento. E o que elevou os ânimos dos investidores foram dois principais motivos: expectativa com a liberação do pacote de estímulos nos Estados Unidos e maior ritmo de imunização da população.
Em resumo, o otimismo prevaleceu, pois há indícios de melhora na recuperação da economia global. Em suma, o aumento no ritmo das campanhas de vacinação em diversos países elevam os ânimos dos mercados. Também há bastante expectativa para a liberação do pacote de estímulos ficais de US$ 1,9 trilhão nos Estados Unidos. A desaceleração da pandemia da Covid-19 nos EUA aumenta a esperança da aprovação, pelo Congresso americano, do plano do presidente Joe Biden.
Nesta segunda, houve um rali prolongado entre as ações. No entanto, vale ressaltar que até isso provoca certo receio entre os investidores, visto que isso aconteceu, por exemplo, com a GameStop. E, apesar dos ânimos elevados, isso acabou se mostrando como sinais de especulação e não de investimentos.
Veja as variações dos mercados americanos
Nesse cenário otimista para os investidores, as bolsas acabaram refletindo o sentimento geral e fecharam o dia em alta. Em suma, o índice S&P 500 teve a menor elevação do dia (0,74%), seguido pelo índice Dow Jones (0,76%), que avançou praticamente a mesma coisa. Já o índice de tecnologia Nasdaq subiu um pouquinho mais no dia (0,95%).
A saber, estas foram as máximas de fechamento dos três índices. Aliás, os índices S&P 500 e o Dow Jones subiram pelo sexto pregão seguido. A última vez que essa sequência de avanços havia acontecido foi em agosto do ano passado.
Por fim, vale destacar a expressiva marca do barril de petróleo tipo Brent, que superou US$ 60 pela primeira vez em mais de um ano. E isso aconteceu, principalmente, por causa do crescimento da demanda, que influenciou diretamente o preço da commodity.
LEIA MAIS