Os clientes do Mercado Pago agora contam com uma nova funcionalidade no aplicativo. Com ela, é possível guardar dinheiro automaticamente, através da programação de um depósito em um local separado do app. O modelo se aproxima bastante das caixinhas do Nubank, que também permitem separar o dinheiro em diferentes locais.
Por isso, hoje vamos entender o que é o Mercado Pago, como fazer para ter essa nova funcionalidade e, claro, como ela funciona.
O que é o Mercado Pago?
O Mercado Pago nasceu como uma carteira digital e, no meio do ano passado, virou oficialmente um banco digital. O banco é tão inovador que ganhou um aporte de US$ 233 milhões do banco Goldmann Sachs, um dos maiores do mundo. Com a novidade, haverá a adição de mais um serviço para a vida financeira de quem usa o aplicativo.
No Mercado Pago, o cliente pode fazer recargas de celular, deixar o dinheiro rendendo em uma conta comum e recarregar seu cartão de transporte público. Além disso, o banco digital tem uma plataforma simplicada de compra de criptomoedas, serviço que gerou uma enorme fama para o banco no ano passado. A novidade veio após uma parceira entre a instituição e a Paxos, uma plataforma de custódia de blockchains, que também faz sucesso internacionalmente.
Contudo, uma nova funcionalidade chegou no aplicativo. São as chamadas “reservas”, que deixará o dinheiro guardado em espaços similares às metas do Iti e às caixinhas do Nubank. Contudo, a organização do Mercado Pago é um pouco diferente. E foi elogiada pelos clientes.
Como funcionam as Reservas?
As reservas do Mercado Pago permitem que o cliente guarde dinheiro e o deixe separado do dinheiro comum do dia a dia. Apesar de ter rendimentos de apenas 100% do CDI (e não inclui outros investimentos em produtos mais robustos), a modalidade é fundamental para quem quer ter mais organização financeira neste ano.
As reservas são separadas em três modalidades:
- Organização
- Economias (Pé-de-meia)
- Emergências
Na organizaçao, a ideia é o usuário separar o dinheiro para pagar cada conta do seu mês. Essa medida é bastante indicada para quem recebe durante todo o mês valores quebrados e precisa se organizar durante os 30 dias. No caso do Pé-de-meia, a ideia é guardar dinheiro para realizar os objetivos. Por fim, o Mercado Pago também tem as reservas de emergência, que o cliente pode usar para cobrir gastos inesperados que possam acontecer.
O valor guardado nestas reservas do Mercado Pago rendem 100% do CDI, são isentos de IOF e permitem o resgate a qualquer momento. Com o serviço, o banco digital espera atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já estão no banco. O lançamento vem em boa hora, principalmente por conta da queda no rendimento das caixinhas do Nubank recentemente, que gerou desconfiança dos usuários.
Para abrir a sua conta, basta baixar o aplicativo do Mercado Pago. Ao fazer isso, o cliente deve preencher todos os dados e terá a conta. Vale lembrar que para ter o cartão de crédito da instituição, o cliente passará por uma análise de crédito.