As carteiras digitais têm se popularizado entre a população, em especial, devido às diversas vantagens que oferecem como descontos e cashbacks nos pagamentos, além da praticidade e agilidade. Hoje, uma carteira digital é capaz de aceitar uma série de cartões de crédito, além de fazer parcerias com várias lojas e bandeiras.
Hoje, o Mercado Pago e o PicPay se destacam nesse universo por serem as carteiras digitais mais baixadas pelos brasileiros. Ambas as plataformas possuem algumas vantagens em comum, a possibilidade de usar uma variedade de serviços e ferramentas a nenhum custo ou pagando as menores taxas do mercado. Conheça um pouco mais sobre cada carteira digital a seguir.
Mercado Pago
Na prática, o Mercado Pago funciona como uma carteira digital para compras online. Lembrando que se trata de uma plataforma subadquirente responsável por intermediar, unificar e simplificar as transações em um só lugar. Apesar de as adquirentes atuarem, sobretudo, com cartões de crédito e débito, os serviços do Mercado Pago não se limitam aos cartões. Também é possível efetuar pagamentos por boletos, transferências via PIX, entre outras funcionalidades.
O Mercado Pago possibilita, até mesmo, o resgate de transferências internacionais com o apoio de ferramentas como a Remessa Online. Portanto, nota-se que é uma das plataformas financeiras mais completas que existem no mercado financeiro.
Serviços e ferramentas do Mercado Pago
- Carteira digital: você deixa o seu dinheiro depositado, que poderá ser utilizado para realizar diversas transações;
- Aplicação financeira: o dinheiro pode ficar aplicado, com rendimento de 100% da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
- Checkout: diversas soluções para facilitar o processo de compra em lojas online;
- QR Code: permite pagamento pelo celular capturar a imagem com a câmera;
- Point: é a maquininha de cartão do mercado pago, aceitando pagamento em débito e crédito à vista ou parcelado;
- Mercado Crédito: solução de empréstimo 100% online para os negócios;
- Enviar dinheiro: o usuário pode encaminhar valores para outras contas do Mercado Pago, sem custos;
- Link de pagamento: quando você vende por redes sociais, e-mail e outras ferramentas, sem loja online, é possível criar um link para que o comprador efetue o pagamento;
- Venda parcelada: as compras realizadas poderão ser parceladas em até 12 vezes.
Taxas do Mercado Pago
Os serviços prestados pela plataforma de pagamento online cobram algumas taxas de uso de acordo com o perfil e necessidades de cada usuário. Veja:
- D0: o usuário recebe o dinheiro no mesmo dia em que o pagamento for realizado pelo comprador, com taxa de 4,99%;
- D14: o dinheiro é liberado em 14 dias, com taxa de 4,49%;
- D30: a liberação acontece em 30 dias, mas a taxa é reduzida para 3,99%.
PicPay
Em resumo, a carteira digital do PicPay funciona quase da mesma maneira que o Mercado Pago, oferecendo uma série de funcionalidades. Algumas delas são os envios e saques de dinheiro, transferências entre várias instituições financeiras, pagamentos de faturas e boletos, recarga de celular e até crédito para jogos virtuais.
Desta forma, quem tiver o interesse em obter um novo modelo de conta bancária por meio da plataforma, deve apenas fazer o download do aplicativo e fazer um cadastro simples e rápido, apenas informando os dados pessoais. É o caso do número do celular, do CPF, data de nascimento, e-mail, nome completo, número de uma conta bancária, etc.
Ferramentas do PicPay
Além dos serviços mencionados acima, o PicPay também oferece algumas ferramentas gratuitas para o cliente. Elas podem ser facilmente encontradas pela seguinte denominação:
- Pagar conta;
- Pagar pessoas;
- Cobrar;
- Pagar nas maquininhas;
- Sugestões para você.